• Home
  • Cães sem raça são protagonistas de filme que estreia em outubro

Cães sem raça são protagonistas de filme que estreia em outubro

1 comments

Reprodução/Portal da Cinofilia

Vistos com certo preconceito pela sociedade, os chamados “SRD-Sem raça definida ou Vira-latas” têm alcançado cada vez mais espaço na sociedade. Mas os esforços de abrigos e centros de adoção ainda não são suficientes para mudar a realidade de milhares de animais que ainda vivem pelas ruas do Brasil e do mundo.

A educação para conscientizar as pessoas é uma das melhores formas de informá-las sobre a importância de cuidarmos desses fiéis amigos. Um dos muitos colaboradores desta conscientização é o publicitário Tiago Ferigoli.

Tiago Ferigoli, além de assinar as fotografias da obra Vira-latas – Os Verdadeiros Cães de Raça, lançado em 2009, também é diretor de um documentário de mesmo nome, um longa-metragem que estreia em outubro de 2010.

O filme traz depoimentos de personalidades como Ronnie Von (cantor e apresentador do programa Todo Seu / TV Gazeta), Heródoto Barbeiro (jornalista) e Danilo Gentili (comediante e repórter do CQC / Tv Bandeirantes), além de outros profissionais que contam sua experiência com cães que vivem em rua.

Ronnie Von e Danilo Gentili participam do filme (Foto: Reprodução/Portal da Cinofilia)

“Apesar de as filmagens terem ocorrido em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e São José dos Campos, um dos objetivos foi não caracterizar nenhuma região, já que a realidade de cães de rua está presente em todo o Brasil e mundo (…). As cidades serviram como plano de fundo para uma mensagem muito maior, uma mensagem de cidadania, de responsabilidade social”, comenta Ferigoli.

O projeto

Tiago Ferigoli (Foto: Reprodução/Portal da Cinofilia)

O diretor conta que sempre teve contato com cães e que sabe muito bem o quanto estes ‘fiéis amigos’ nos ensinam, mas foi apenas depois de desenvolver o Projeto Vira Lata que seu olhar se expandiu. “Agora entendo o quanto estamos todos interligados. Só quando entramos em contato com estes cães é que compreendemos o significado de vira-latas (…).Vira-lata significa estar abandonado, ter que lutar para sobreviver, sofrer de preconceito. Não tem a ver com a raça do animal, a não ser a raça pela sobrevivência”, relata ele.

Ferigoli destaca que, ao compreender o que é ser vira-lata, é possível aplicar o termo a questões que muitos seres humanos passam no dia a dia. Ou seja, ao tomar consciência do universo em que vivem os cachorros de rua, de certa forma, nós compreendemos a situação de pessoas desamparadas.

Segundo o diretor, assim como muitos que moram nas ruas, o cão não está lá porque ele quer, mas o “é resultado do que nós fizemos e ainda fazemos, direta ou indiretamente, seja no trabalho, na educação que damos aos nossos filhos ou no respeito que temos pelo próximo”.

Serviço:

Vira-Latas – Os Verdadeiros Cães de Raça
Lançamento: outubro de 2010
Direção: Tiago Ferigoli
Duração: aprox. 60 min.
Elenco: Heródoto Barbeiro, Danilo Gentili, Ronnie Von
Site: www.vira-latas.com

Com informações do Portal da Cinofilia

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sensacional !!! Não vejo a hora de assistir o filme !!! É muito bom saber que cada vez mais as pessoas estão se conscientizando do quanto é importante a adoção e sem se preocupar com “raça”. O filme com certeza será um grande meio de atingir muito mais pessoas ainda!!!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>