• Home
  • Rinha de canário é desmontada em São João do Rio do Peixe (PB)

Rinha de canário é desmontada em São João do Rio do Peixe (PB)

1 comments

Atendendo a denúncias da população da região do Alto Sertão da Paraíba, a equipe de fiscalização do IBAMA-PB, em conjunto com a Polícia Militar, desmontou, no último final de semana, uma rinha de canários na zona rural do município de São João do Rio do Peixe, que fica a cerca de 550 km de João Pessoa.

Na operação, foram apreendidos 22 canários-da-terra e dois bigodes, além de jaulas, inclusive duas destinadas à prática de briga de canários, bem como foi aplicada multa no valor de R$ 12 mil.

As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS do IBAMA-PB, para avaliação da prática de maus-tratos, tendo em vista que o infrator confessou à equipe de fiscalização que os canários eram utilizados para a prática de rinha (briga), com a participação de pessoas de São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Sousa e cidades.

De acordo com o coordenador de operações do IBAMA-PB, o Analista Ambiental Jaime Pereira da Costa, as ações de fiscalização  na região do Alto Sertão da Paraíba fazem parte das operações de interiorização, que visam a coibir as práticas de criação, comercialização e maus-tratos de animais silvestres, que são comuns na região.

Neste ano de 2010, mais de 1.200 animais silvestres foram apreendidos na região, cerca de R$ 200 mil de multas  e centenas de advertências foram aplicadas.

“Embora a aplicação das sanções administrativas sejam discricionárias, ou seja de responsabilidade dos agentes ambientais federais, eles são orientados a aplicar, quando a legislação permite, as sanções de advertência, ao invés de multas pecuniárias”, concluiu.

Fonte: Paraiba.com.br

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chocada em Cristo!

    Já sabia de animais maiores, mas de CANÁRIOS? Uma criaturinhas tão fofas e frágeis?!

    Deus do Céu! Minha mãe nasceu na Paraíba, mas não conhece essa cidade! Fui comentar com ela e ela disse que é da cultura do povo de lá fazer isso! É cão, é galo pra brigar… Gatos, nem castram, prendem na porta pra arrancar mesmo! Mais Chocada em Cristo ainda!

    A Humanidade tem muuuuuuito o que aprender!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>