• Home
  • Knut poderá ser sacrificado em função dos distúrbios psicológicos causados por confinamento em zoo

Knut poderá ser sacrificado em função dos distúrbios psicológicos causados por confinamento em zoo

11 comments

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Foto: Metro UK

Nascido em um zoológico, em Berlim, o urso-polar Knut agora está enfrentando sérios problemas psicológicos em função do confinamento e do contato forçado com seres humanos.

De acordo com reportagem do jornal Metro, um médico disse que Knut “precisa ser sacrificado” pois está apresentando sinais de distúrbios psicológicos. Exemplos de seu estado mental frágil incluem vagar incessantemente pelo seu cercado e ficar colocando a língua para fora da boca, o que faz mais de 200 vezes ao dia.

De acordo com a People for Ethical Treatment of Animals (PETA), Knut é o urso-polar mais problemático dentre outros 34 animais vítimas do confinamento, que foram observados em 11 zoológicos alemães.

“Knut é o mais psicologicamente perturbado. Os humanos fizeram isso com ele”, disse o Dr. Edmund Haferback, da PETA. E Haferback pede que o urso seja sacrificado a fim de que “seu tormento acabe”.

O doutor diz que Knut vaga obsessivamente pelo seu cercado. “É o que psicólogos chamam de hospitalism. Quando pessoas ficam trancadas em instituições, como hospícios ou prisões, andam para baixo e para cima no espaço de confinamento.”

Entretanto, outros argumentam que seu comportamento deve-se ao tédio e ele precisa apenas de mais estímulos para ficar saudável.

Knut virou celebridade internacional quando foi abandonado, ainda filhote, e adotado por um tratador em 2006.

Muitos argumentam que a natureza precisava seguir seu curso e o filhote devia ter sido deixado para morrer. Em vez disso, o ursinho trouxe no mínimo seis milhões de euros para o zoológico de Berlim por meio de visitantes e propaganda.

Agora, a PETA alega que o pequeno está pagando o preço pela interferência humana.

“Ele chora ou grunhe se vê que ninguém está olhando para ele”, disse o tratador Markus Roebke. “O problema é que ele se acha um humano, não um urso-polar.”

Nota da Redação: Esta triste situação é o resultado de um conjunto de ações humanas. Para um animal nascer em um zoo, a sua mãe precisa ter sido retirada da natureza ou ter nascido já confinada. No caso de Knut, sua mãe já havia sido vítima do confinamento. Os distúrbios desse pobre animal, cujo confinamento vem sendo agravado por várias gerações, são, portanto, fruto dessa cadeia de violência e desrespeito à vida e à liberdade desses seres. O correto seria que todos os animais vivessem em liberdade, junto a suas famílias, em seus habitats. Mas a brutalidade e a ganância humanas condenam, mais uma vez, a vida desses animais à tristeza e ao sofrimento.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não concordo com o sacrificio de animais. É mesmo a única saida? Agora que já teve a interferencia de humanos e que não foi nada boa a unica maneira é matar o bichinho???? Não concordo com isso não… Sei de todos os problemas da interferencia nossa no reino animal mas deve haver outra solução!….

  2. diante da nota da redação ANDA, pouco há o que colocar.
    Criam um circo dos horrores denominado zoológicos e aceitam que os animais ali confinados gozam de boa saúde e plenitude mental é muito simplista.
    Depois, com o cinismo típico de quem lida com encarceiramento lucrativo, ficam com a pecha que zôos são locais de pesquisa, EA, educativos. Aonde?

  3. Ele levou seis milhões de euros para o zoológico e a única saída é sacrificá-lo? Um décimo desse faturamento seria o bastante pra aumentar e encher de novidades o “cercado” onde ele vive. O certo mesmo seria que ele jamais estivesse entrado (nem sua mãe e nem nenhum outro animal) nessa prisão, mas já que entrou, o zoológico tem no mínimo a obrigação de usar parte do dinheiro arrecadado com a exploração do prisioneiro para melhorar a vida dele. Sacrifício é um absurdo!

  4. Sei que nada é como o habitat deles, mas creio que se houvesse um lugar mais parecido com seu habitat ou um Santuário maior onde ele pudesse ficar seria uma solução.

  5. Esse urso não acha que é humano, essa ideia é totalmente equivocada nenhum animal doméstico se acha humano, portanto impossível um animal silvestre pensar algo do tipo. O urso reage da forma que ele aprendeu. Ele sabe que algo ruim acontece quando um ser humano se aproxima, ou que vai ganhar comida e reage a isso. Pode levar um tempo para que Knut se acostume a outro ambiente, o que seria melhor para ele, viver o mais próximo possível do que seria seu habitat natural e isso não é nem um pouco impossível. A ideia de sacrificar um animal assim dizendo que é “necessário” pode estar seguro de que o motivo é financeiro, este animal já não é rentável e mantê-lo é uma grande perda de dinheiro. Exemplos maravilhosos de animais que vivem bem em cativeiro e que sofreram muito podemos ver com o trabalho do Rancho dos Gnomos Cotia-SP, que reabilitam grandes felinos, ursos, primatas, etc, muitos que sofreram abusos (inclusive sexuais), confinamento, maus tratos e abandono. http://www.ranchodosgnomos.org.br

  6. Zoológicos são espaços que foram criados na época em que não existia internet e tanta fartura de vídeos para conhecermos as várias espécies de animais, além do mais funcionam de certa forma como os circos. O movimento contra animais em circo, seria muito bem vindo se estendesse ao pedido de fechamento dos zoológicos. Com tanta informação à disposição, qual seria ainda a importância dos zoológicos, mesmo que tenha surgido com fins lucrativos camuflados de educatrivos…

  7. Knut deve ser devolvido ao seu habitat natural e jamais ser sacrificado . Certamente ele sobreviverá e sua perturbação psicológica será curada quando ele interagir com seus familiares. Danos residuais, motores e cognitivos são conseguência de seu confinameto e imobilidade durante tantos anos . De volta ao lar, Knut verá seu déficit neurológico totalmente restabelecido. E o mundo verá um milagre !! Vamos nos mobilizar com petição : SOS KNUT!!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>