• Home
  • Gato amputado recebe prótese dupla de patas traseiras

Gato amputado recebe prótese dupla de patas traseiras

0 comments

Um gato recebeu duas próteses no lugar das patas traseiras, em um procedimento veterinário pioneiro realizada na Grã-Bretanha. 

Oscar, que perdeu os dois membros em um acidente com uma ceifadeira, teve as próteses conectadas ao corpo por meio de “pinos” ao redor dos quais a equipe conseguiu fazer crescerem ossos e pele.

A operação foi realizada pelo cirurgião veterinário Noel Fitzpatrick, que tem um consultório em Surrey, nas proximidades de Londres.

Os membros artificiais foram desenvolvidos por uma equipe de engenharia biomédica da University College of London sob orientação do professor Gordon Blunn.

“A verdadeira revolução com Oscar é que colocamos um pedaço de metal em uma rosca na qual a pele se cresce e vira um osso extremamente resistente”, disse o professor Blunn no documentário The Bionic Vet – O Veterinário Biônico, em tradução livre -, que a BBC fez sobre a operação.

“Conseguimos fazer com que o osso e a pele cresçam dentro do implante e desenvolvemos uma ‘exoprótese’ que permite que esse implante gire e se movimente na extremidade do membro do animal, para dar-lhe balanço normal.”

A técnica serve como substituto à colocação de próteses fixadas ao corpo por meias. O lado negativo desse tipo de técnica, segundo o professor Blunn, é que muito frequentemente a pressão e a fricção entre o corpo e o membro artificial geram feridas.

Clique aqui para assistir ao vídeo em inglês no site da BBC.

Fonte: Estadão


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>