• Home
  • Aprovado projeto que proíbe animais em circo no Paraná

Aprovado projeto que proíbe animais em circo no Paraná

10 comments

Projeto foi aprovado por unanimidade. (Foto: Arquivo Paraná Online)

Depois de quase três anos de polêmica, foi aprovado por unanimidade em segunda votação, na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei que proíbe a utilização de animais em espetáculos circenses que passarem pelo Estado.

Na primeira votação, apenas três deputados votaram contra o projeto. Depois de muita conversa com entidades de proteção aos animais, eles mudaram de ideia. “A beleza do circo é a arte e o trabalho do ser humano, não a escravidão e o sofrimento dos animais”, lembra Soraya Simon, presidente voluntária da Sociedade Protetora dos Animais.

O projeto, de iniciativa do deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB), segue a linha de projetos já aprovados em Curitiba e em estados como Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

“Segundo o Ibama, os animais passam dias em jaulas de 3 metros, os macacos têm os dentes arrancados, tigres e leões têm as garras arrancadas. O elefante, por exemplo, que teria de caminhar mais de 40 km por dia, passa a vida inteira parado no cativeiro, acorrentado. É isso que não pode acontecer”, ressalta o deputado.

O projeto seguirá para sanção do governo estadual. Se aprovado, caso seja constatada a participação de animais selvagens ou domésticos em apresentações circenses, o espetáculo pode ser interditado, o circo perde a lincença de funcionamento e pode receber multa. O projeto recebeu duas emendas e não proíbe animais em rodeios ou exposições em feiras agropecuárias.

Novo circo

A Associação Londrinense de Circo já trabalha com a linguagem do novo circo, que não utiliza animais em suas apresentações, mas o presidente da associação, Paulo Líbano, não concorda com o projeto de lei aprovado.

“Já houve agressão há algum tempo, mas agora não tem mais disso, mesmo porque não é agredindo que se convence um animal a fazer o que você quer. O certo seria ter uma fiscalização para punir quem realmente machuca os animais, porque eu conheço muitos circos que não tratam os animais assim e serão prejudicados com a lei”, garante.

Soraya discorda. “O animal selvagem só é dominado pelo medo, por isso o treinamento dele envolve tortura. Eles nasceram para viver em liberdade na natureza, e não para servir o homem”, ressalta.

Fonte: Paraná Online

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns ao Paraná. No estado de SP graças ao CÓDIGO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS circo com animais já é proibido há tempos.

  2. Como pode não proíbir animais em rodeios ou exposições em feiras agropecuárias,o povo do circo é um povo perigoso que teria que expulsar do Brasil. Ou o deputado poderia obter a verdadeira realidade dos animais como no circo kroner da Alemanha,knie da Suiça,Arrlet Gruss da França e o Le Cirque no Brasil que armaram para tomar seus animais e vender a zoos privados. Na verdade o outro lado não é proibido de expor a verdade.Como são adestrados os cavalos na hipica?cães da policia militar,competições etc… A verdade é que estão uzando o circo como de boi de piranha para uma grande movimentação de dinheiro para ongs no Brasil.Mentem como nos circos são maltratados e torturados para comover a sociedade e proibir. Os animais dos circos estão morrendo de fome em zoologicos no Brasil. Em Itatiba caminham mais de cem kilometros por dia atraz de comida e nada tem a eles, covardia! se tem justiça no Brasil os envolvidos tem que ser colocado na cadeia estes safados que mobilizam politicos para proibir e não regulamentar os que dão suas vidas para no Brasil mostrar ao público o que tem nos paises de primeiro mundo como Alemanha, França, japão etc…

  3. Esses falsos protetores de animais ganham muito dinheiro com os bichos de circo. Se o “slogan” é proteger os animais, pq deixam os bois e cavalos continuarem sendo mal tratados? Alguem já parou para pensar nisso? Pq os caes da polícia podem ser viciados em drogas para fazer seu trabalho? São todos os q lavam dinheiro às custas dos animais de circo, uma cambada de hipócritas e vagabundos! Aqui no Brasil tem presidente de ong que ganha $11.000,00 por mês!!! Quem não vai querer uma mamata dessa??? Até eu!!!

  4. O Brasil esta sendo usado para uma grande lavagem de dinheiro de ongs internacionais, o circo Brasileiro é boi de piranha.Mentiras que os animais sofrem no circo,o santuário administrado por diabos advogados que trabalham para proibir animais em circo para receber dinheiro e repassar a politicos aprovar proibicao dos animais nos circos, sim em rodeios, hipicas etc… Sou a favor de regulamentacao, com normativas só os bons e com estrutura podem ter animais bem tratados.

  5. A verdade estã sendo dita! E por esse interesse inescrupuloso nos animais exoticos que me desfiliei de uma ONG e hoje cuido dos animais que tanto amo tirando dinheiro de meu proprio bolso! Existe maltrato em circo, como tambem quem cuida de animais para lavar dinheiro tambem!

  6. Dizer que circo é boi de piranha só pode ser ignorância absoluta ou pessoas que aprovam os maus tratos aos animais. Quem condena as ONGS já trabalhou em algumas delas, mas trabalho prá valer? Frequentando todo o dia, limpando, recolhendo animais maltratados, vendo leões pesando menos que um cachorro de grande porte?
    Duvido!!! Pessoas que não fazem nada, servem mesmo pra criticar quem faz!

  7. Pessoas que defendem os animais em circo, dizendo que “somente se eles forem bem tratados” ? Animal não foi feito para sua diversão, não foi feito para ficar preso. O que é ser bem tratado? Comer? Não apanhar? Isso serviria para você se ficasse confinado? Quem te deu o direito de aprisionar um animal? Não bater, não deixá-lo passando fome é tratá-lo bem? Liberdade, respeito a natureza do animal nada significa à vocês. O que importa para vocês é dominar um ser indefeso e fazer dele o que bem entenderem, mas claro, sempre “bem tratados”. Você também é um ser, que parece dotado de raciocínio, mas completamente isento de sensibilidade, pois não percebe, não distingue o que significa respeito aos seres vivos.

  8. eu so tenho 12anos,e para mim,as pessoas que batem e mautrata os animais sao apenas covardes.quando eu vejo uma noticia falando que um bicho foi mautratado me da uma raiva.quando eu crescer quero ser biologa,quero trabalhar no ibama,ai os coitados dos animais vao ter justiça.quem mautrata animais tem que apodrece na cadeia.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>