• Home
  • Animais do Circo Portugal são recolhidos por decisão judicial

Animais do Circo Portugal são recolhidos por decisão judicial

16 comments

A juíza Ana Barbuda determinou, por meio de liminar, a remoção dos animais do circo Portugal, cuja tenda estava instalada no Campo da Pronaica, bairro de Cajazeira X, na Bahia. A magistrada acatou o pedido do promotor de justiça Heron Gordilho, colunista da ANDA, e de duas associações protetoras dos animais: a Terra Verde Viva e a Célula-Mãe.

Os donos do circo foram notificados da decisão judicial, emitida durante o plantão judiciário, por uma oficial de justiça, que chegou ao local uma hora e meia depois do que estava previsto.

A demora da chegada da oficial aumentou o clima de tensão entre os defensores dos animais e os circenses. Houve discussão, e o filho de um donos do circo, que não foi identificado, empurrou o presidente da ONG Germen, Marcell Moraes.

O delegado titular da 13ª CP (Cajazeiras), Tadeu Braga foi chamado para que a liminar fosse cumprida. Ele teve apoio de policiais militares e da Polícia Ambiental. A intimação foi assinada por Marco Silva, um dos empresários circenses.

Foram levados numa caminhonete, no início da tarde deste sábado, ao Zoológico de Salvador, em Ondina: dois elefantes, um cavalo, dois camelos, um cachorro, e uma variedade de patos. Havia informação de que havia também um leão, mas a informação ainda não foi confirmada.

“A decisão da juíza deu-se pelo flagrante descumprimento do que determina a lei de crimes ambientais. Só o fato de os dois elefantes estarem acorrentados num espaço de menos de mil metros quadrados já configura maus-tratos”, afirmou a presidente da Terra Verde Viva, a advogada Ana Rita Tavares. Ela afirma que a liminar representa uma mudança de paradigma: “As pessoas estão acostumadas a verem os animais no circo como se fosse uma coisa normal. E não é. Os animais sofrem com o tratamento que é dado a eles”, declarou.

Com informações de A Tarde

Nota da Redação: Esperamos que os animais sejam transferidos para um santuário, em vez de ficarem em zoológicos, onde estão também expostos à exploração.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. vcs. tem que ter um pouco de conciencia,que as coisas nao sao assim nao do geito q vcs penssam,1 os animais sao muito bem tratados, e se vcs nao sabe eles ja estao acostumados com o pessoal do circo . vcs tiram esses animais do circo e ficam explorando eles em outros lugares , como o paraiso das aves em sp itatiba, em cotia no tal do santuario que e da dona silvia e selma , que esses dias estavam pedindo dinheiro nas tvs, pra ajuda os animais de circo ,, estranho q agente de circo nunca pedimos nada a ninguem, entao vcs tem q vee antes de fala do povo de circo q por sinal trabalhamos muito pra sobrevive ,, ainda temos que atura isso nos nao maltratamos animais,,,,pq vcs nao poe que os animais morren no zoo, poe na tv;;

  2. bom ,, eu nunca vi animais de circo mau cudados,, 1 pq sao animais 2pq é o nosso sustento,3 temos muito amor por eles ,, se o circo foce reconhecido como se deveri ser ninguem tinha animais nao , pq vcs nao ajuda o povo de circo .. o circo presisa ser reconhecido,, só aq no brasil que é assim ,,, mais a justiça e assim faser oq né … temos que ser malabarista se nao passamos fome se vcs nao sabe …

  3. O nome p isso eh hiporcrisia,algo que reina neste país.Se quer proibir animal em circo,q a regra se aplique a td o resto:zoo,rodeios etc.Pq,se não me engano,tds são fontes de rendas…Acho tbm q a perseguição contra o circo e contra os circenses eh enorme.

  4. Moro aki na cajazeiras X, e fiquei muito feliz pelos animais terem sido levados. espero ki eles vivam em um ambiente que os tratem e os acolham bem. A inauguração do circo aki, foi na sexta feira, e no sabado acontece isso, fiquei muito pasma ao ver a noticia na rede bandeirantes. Mas tambem fiquei feliz, um circo tão grande, fazer esse tipo de coisa com os animais. Um absurdo!!!

  5. Animais têm o DIREITO de viver em seu ambiente natural, não em um circo. Os MELHORES circos do mundo não possuem animais por que isso é deshumano e desnecessário. A atividade circence deve sim ser reconhecida, mas pelos profissionais HUMANOS e não por animais realizando atos totalmente estranho a sua NATUREZA. Atos que só são realizados a base de MUITA pancadaria (basta ver qualquer video na Internet) que demonstra barbaridades as quais os animais de circo são submetidos. Cabe esclarecer que animais são tão merecedores de cuidados, atenção e afeto como qualquer um de nós(TODOS SOMOS ANIMAIS, HUMANOS OU NÃO. Ademais, animais não deveriam ser “sustento” de nimguém, posto que para isso são em verdade expostos à exploração. Quem tem AMOR por animais simplismente não os explora, não os expõem a condições subumanas sem come suas carnes. A circo de Solei é o melhor do MUNDO e não possui animais e é por isso entre outras razões reconhecido como tal. Caro Bruno, os circos que mantem animais seja no BRASIL ou no Exterior estão com os dias contados; por um motivo bem simples; as pessoas estão adquirindo CONSCIÊNCIA de que circo ou ZOO não é lugar para animais. Isso é BRUTAL. Ser malabarista não é nenhuma HUMILHAÇÃO, muito pelo contrário; é profissão digna, BEM MELHOR que explorar animais e quando esses ficam velhos ou doentes são deixados abandonados nas praças de Municípios do interior deste País, que precisa muito de EDUCAÇÃO para o POVO e que este desenvolva DIGNIDADE, HUMANIDADE e RESPEITO, seja por ANIMAIS HUMANOS ou NÃO-HUMANOS. Um abraço fraterno Eliane

  6. Essa questão é muito delicada. Os animais de circo sõ conhecem essa vidae sentem falta do circo. Se essas elefantes estivessem na Tailãndia, estariam sendo usadas como escravas em trabalhos de exploração de madeira. Lembrem-se do que aconteceu em 2008, quando tiraram os animais do Le Cirque e as girafas que há 14 anos tinham saúde acabaram morrendo por alimentação inadquada…

  7. esse tipo de coisa só acontesse aqui no brasil…já q o zooo de salvador quer os animais pelomenos pague por elas, já q são caros , na minha opinião estão querendo dar um golpe no circo , q tem seus animais a 40 anos…
    ninquem pença no sentimento do animal né, poxa 40 anos não são 40 dias… se um elefante desse morree em nosso zooo ? como vai ficar a conciencia de vcs…eu sou a favor dos animais no circo junto dos seus donos, assim como meu cachorro ta perto de mim…

  8. eu amo o circo portugal conheso os donos ate os inpregados eu nunca vi mal tratos dos animais muito pelo alcontrario sempre teve carinho por todos.sao tratados como se fosse um sero humano realmente o circo sem animal nao tem nenhuma graça eles sao a alegria da blateia estou com saudade do circo portugal volte longo em jf minas gerais amoO todos vcs bjo

  9. volte longo meus elefantes lindos…guinda,carla,maia,e rane nao faz isso com o ARLINDO ele ama esses elefantes e eles tbm ama o ARLINDO pq sempre foram muito bem tratados.
    beijoOs de sua amiga lilian

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>