• Home
  • Alunos aprendem a cuidar de animais em escola no interior de SP

Alunos aprendem a cuidar de animais em escola no interior de SP

4 comments

Cuidar dos animais, respeitá-los e se responsabilizar por suas vidas. Esses foram os principais ensinamentos que os 308 alunos do Lar Escola Monteiro Lobato, em Sorocaba, SP,  tiveram nos últimos três meses dentro da sala de aula. É que os estudantes, de 1ª à 8ª série do ensino fundamental, participaram do projeto Educação Ambiental FAS Cidadania, desenvolvido pela Fundação Alexandre Schlumberger (FAS) em parceria com a escola, mantida pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). O objetivo do projeto foi ensinar os alunos sobre como cuidar dos animais, as responsabilidades do ser humano com o meio ambiente e, principalmente, sobre os deveres da guarda responsável de animais de estimação. O projeto foi concluído ontem e todos os alunos receberam certificados.

imgem dos alunos na escola
Mais de 300 alunos do Monteiro Lobato participaram do projeto (Foto: Reprodução/Jornal Cruzeiro do Sul)

A pequena Rebeca, de 8 anos, aluna da terceira série do fundamental, contou aos colegas que seu cão morreu porque foi atropelado recentemente. Com inocência, disse que essa não foi a primeira vez em que o portão da sua casa ficou aberto e o cachorro escapou. Já o estudante Richard, de 9 anos, aluno da quarta série, falou que uma vizinha já idosa adotou um cachorro, também idoso, que há muitos anos perambulava pelas ruas do bairro. Ele estava bem doente e ela o pegou, cuidou e hoje ainda vive com ele, detalhou. Essas duas histórias, segundo a presidente da fundação, Eliane Allegretti, são exemplos que ilustram a guarda de animais de estimação. Um exemplo é bom o outro é ruim. É preciso cuidar, zelar pelos animais, afirmou durante a cerimônia de conclusão do projeto.

Na ocasião, ela destacou que esse é o principal trabalho da FAS, existente há 8 anos. Nós iniciamos nossos trabalhos com a clínica veterinária, com atendimento à comunidade de baixa renda e com baixo custo. Isso para que os animais da periferia pudessem ter acesso a tratamento, comentou. Depois disso, detalhou ela, o projeto de conscientização e educação ambiental e de tratamento aos animais foi desenvolvido e já foi realizado em algumas unidades escolares de Sorocaba. Esta é a segunda vez que realizamos o projeto no Monteiro Lobato, disse.

Várias atividades, como desenhos e redações, foram desenvolvidas em sala de aula, citou ela. Uma das intenções do projeto foi, também, tratar os animais domésticos dos alunos. Por essa razão, um trailer, da Clínica Veterinária, esteve na escola e a castração dos animais foi disponibilizada às famílias. Esse projeto, essa orientação foi além da sala de aula. Muitos bichos foram trazidos ao trailer e nós castramos, fizemos o atendimento veterinário. E como além de atender é preciso educar, passamos a orientar, principalmente crianças. Nove professores também receberam certificados.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boas iniciativas a gente aplaude de pé e comemora. Todos os municípios brasileiros podiam adotar a idéia linda e tocante.
    Parabéns aos envolvidos no Projeto.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>