• Home
  • Avestruz morre em um zoológico de Goiânia (GO)

Avestruz morre em um zoológico de Goiânia (GO)

6 comments

Uma avestruz fêmea morreu na madrugada desta quarta-feira (19) no zoológico de Goiânia (GO). De acordo com o veterinário Alcides Mendes de Sousa Júnior, diretor do Departamento de Veterinária, o animal já tinha problemas hepáticos crônicos e passou por tratamento.

Alcides afirmou ainda que as lesões hepáticas foram constatadas durante a necropsia realizada nesta quarta-feira. O material colhido durante o procedimento foi encaminhado ao laboratório do Setor de Patologia Animal da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás para que seja determinada a causa da morte.

No ano passado, pelo menos 77 animais morreram no Zoológico de Goiânia. A mortandade causou o fechamento do local ao público. O inquérito policial aberto, no entanto, descartou crime na morte dos animais.

Fonte: O Globo

Nota da Redação: Os zoológicos são na realidade grandes cativeiros abertos ao público. Mais um ser inocente e sem liberdade morre nas mãos irresponsáveis de seres humanos. Boicotar zoológicos é a melhor maneira de se acabar com tantas mortes. Parques ecológicos ou santuários são lugares mais dignos para os animais que não mais são capazes de sobreviver sozinhos na natureza. Zoos são centros de confinamento, e só interessam aos que lucram com o tráfico e a um público sádico que não está nem um pouco preocupado com o sofrimento dos animais.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É um absurdo mesmo que esses santuários da mediocridade continuem a existir!

    Eu moro em Goiânia, e sempre estamos engajados em campanhas para o fechamento deste local escabroso. Até uma das maiores rádios daqui, mais ouvida entre os jovens, já fez campanha para o fim do zoológico de Goiânia, usando o slogan: “Eu sou a favor da extinção do zoológico!”

    Certamente esta mortandade vai continuar! Não podemos esmorecer na nossa luta pelos direitos destas vítimas.

    TES

  2. Nem precisaria teclar nada, pois a nota da redação ANDA foi exemplar no comentário.
    Como sempre digo, zoológicos não se prestam a nada construtivo. Nada em educação ambiental, nada pedagógico, nada educativo, nada em pesquisas de fauna… Sendo muitas vezes cabides para alocar amigos e participantes que se elegeram.
    Ou seja, devem ter seu fim decretado urgentemente a título de bem-estar animal.

  3. Esta postagem foi divulgada no blog Planeta Vegetariano, com os devidos créditos.

    Estamos entrando em contato com os veículos da mídia para organizar um novo protesto contra esta prisão. Vamos entrar nesta luta.

    TES

  4. Creio que mais mortes de animais ainda ocorrerão impunemente, pois não há interesse político em solucionar o problema, fechar o PZG em definitivo ou melhorar as condições de vida dos restantes exemplares. Em função do TAC firmado em outubro/09 foi renovado o Conselho Consultivo do PZG, cujos membros incluem uma entidade de proteção de animais. No entanto, as ações de proteção e BEA que visem minimizar o sofrimento dos animais não evitaram as mortes e pouco se sabe sobre a atuação do Conselho, restrito e sem abertura popular mesmo com uma ONG de proteção envolvida. Segundo Procurador do MPF apenas uma reunião foi realizada até agora e desconhecemos a opinião da ONG a respeito do assunto. Diversas vezes questionei sobre a atuação da entidade junto ao Conselho, mas não obtive resposta alguma. Outro absurdo, a reforma do PZG caminha a passos de tartaruga, parece que a prioridade é a reforma exterma de alargamento da calçada e pista de caminhada de entorno do Zoo, e ampliação do Lago das Rosas, com outro lago anexo, parte inaugurado em 24/10 no aniversário da cidade. Tais obras inclusive tem trazido estresse maior aos animais, devido ao barulho de máquinas como tratores e britadeiras. Testemunhas já viram bichos preguiças (socorridas pelo bombeiros) assustadas penduradas em árvores nas calçadas, cotias quase sendo atropeladas e até mesmo onças que foram vistas e filmadas por vídeo de segurança de um edificio em frente ao PZG a noite. Infelizmente a banalização da vida dos animais é notória, em razão disso não me espanta se mais mortes ocorrerão sem que ninguém possa ou queira evitar. Infelizmente…

  5. Acho muito engraçado o modo com o que vocês fazem a abordagem dos problemas em Zoológicos.
    Antes de qualquer coisa, seria necessário a menos um especialista em bem estar animal em cada Zoo, uma estrutura que possa chegar ao maximo em parecer com o habitat natural do animal em cativeiro…
    Porem, dizer que se deve acabar com Zoológicos, isso não faz sentido nenhum, muitas pesquisas de bem estar animal são feitas em Zoológicos, muitos Animais não estão extintos graças aos Zoo…
    Claro que se deve haver uma reforma para que eles se sintam no maximo em seu habitat, porem acabar com os zoológicos acarretara no fim de muitas espécies, por vias de caça e trafico de animais.

    (Antes de começarem os comentários sem informação de qualidade, reflitam bem no que está escrito aqui.)

    Obrigado

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>