• Home
  • Fórum de Defesa Animal recebe mais denúncias sobre explorador de tigres de Maringá (PR)

Fórum de Defesa Animal recebe mais denúncias sobre explorador de tigres de Maringá (PR)

4 comments

Maninho Pacheco
maninho.pacheco@uol.com.br

Explorador e criador de tigres e leões para exposição, o empresário Ary Marcos Borges da Silva, dono do Canil e Escola Emanuel de Maringá, acionou administrativamente no ano passado a profissional Patrícia Nasser Gardemann no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR).

A ação de Ary Marcos foi uma resposta às denúncias de Patrícia na imprensa local sobre os maus-tratos a que foram submetidos tigres e cobras python durante uma exposição patrocinada pelo empresário. Ary Marcos ameaçou Patrícia para que se “retratasse” no jornal. Diante da recusa da veterinária. o empresário recorreu ao CRMV solicitando que fosse aberto processo ético contra a profissional, sob a alegação de ter sua “imagem denegrida”.

A imagem de Ary Marcos junto aos ativistas defensores dos animais já está devidamente denegrida há algum tempo. O empresário explora leões africanos, tigres siberianos e de Sumatra para utilizá-los em exposições, comerciais e em programas de TV. Tudo indica que o local também promove a procriação desses animais.

Quem primeiro passou a investigar as atividades do empresário Ary Marcos Borges da Silva foi o Fórum Capixaba em Defesa dos Direitos e Bem Estar dos Animais (Foca), do Espírito Santo. Por intermédio da Superintendência do Ibama daquele estado, o Foca foi informado pelo Ibama do Paraná que o Canil e Escola Emanuel é um estabelecimento registrado como mantenedouro de fauna exótica, mas que não tem autorização para reproduzir muito menos vender animais. O Ibama do Paraná tem questionado o Ibama de Brasília sobre as exposições itinerantes promovidas por Ary Marcos. Até o momento a direção do órgão em Brasília não tomou nenhuma medida concreta.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, eu posso garantir que os animais não sofrem nenhum tipo de agressão, e são muito bem tratados, já fui nessas exposições, já fui no canil e NUNCA encontrei sequer UM animal maltratado tá legal?
    Acho que essas pessoas que fazem as denúncia deviam ter um pouco de vergonha na cara, só podem ser pessoas invejosas, que não tem a minima capacidade de criar esses animais, então bate a inveja e elas fazem isso, incopetentes.

    1. nao fala coisa q vc nao sabe, amiguinho… vc deve ter ido UMA ou DUAS ou que seja DEZ vezes no canil ou em exposicoes. entao nao sabe de nada alem do q te mostram ou falam… esse mantenedor ary e sua familia são responsaveis por uma verdadeira mafia!

  2. Que eu sabia a família Borges trata muito bem os animais quanto á participação de show e comerciais é para ganhar algum para alimentar os tigres e sensibilizar as pessoas para preservação deles tá.

  3. eu vi bem como ele trabalha…. é só procurar a ex mulher,ex funcionário ou ir ao Ibama que vc já vê que o cara não gosta dos animais e sim de usá-los… eu antes ate achava ele bom, fui me informar e mudei de ideia…

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>