• Home
  • Encontro temático abordou proteção animal e vegetarianismo

Encontro temático abordou proteção animal e vegetarianismo

0 comments

Vanilda
vanildamp@vetorial.net

Realizou-se nos dias 7 e 8 de maio, no auditório das Promotorias de Justiça de Pelotas, o 5º Encontro Temático “Saúde e Meio Ambiente: Inquietantes Reflexões sobre a Vida”, promovido pelo Grupo Amigo Bicho & Companhia – Núcleo Rio Grande da SVB (Sociedade Vegetariana Braslieira). O encontro foi composto de dois ciclos de palestras e atividade paralela com distribuição de material informativo da SVB durante a Feira Ecológica realizada aos sábados pela manhã na Avenida Dom Joaquim, zona norte da cidade.

Na sexta-feira palestraram o historiador e ecologista Márcio Linck, de São Leopoldo, e, por meio de videoconferência, o médico nutrólogo Eric Slywitch, de São Paulo. Márcio fez um breve apanhado sobre a história da proteção aos animais dentro do movimento ecológico brasileiro, enfatizando a questão do impacto ambiental causado pela indústria da carne. O nutrólogo Eric Slywitch explanou sobre os mitos e verdades da alimentação sem carne, mostrando os benefícios de se manter uma dieta vegetariana equilibrada e esclarecendo dúvidas da plateia.

No sábado, palestraram o filósofo gaúcho Carlos Naconecy, o promotor de justiça Laerte Fernando Levai, de São José dos Campos, SP, a socióloga Marly Winckler, presidente da SVB, e o chef crudívoro panamenho Aris La Tham, que está em viagem pelo Brasil divulgando a culinária crudivorista.

Carlos Naconecy ateve-se à argumentação filosófica antiespecista, procurando mostrar que cada ser vivo possui um valor intrínseco e busca incessantemente por sua sobreviência e seu bem-estar, a despeito do que o ser humano convenciona como aceitável ou não acerca de suas vidas. Laerte Levai explanou sobre os direitos animais na legislação brasileira e a diferença entre os conceitos de direito e justiça, nem sempre harmonizados entre si. Marly Winckler abordou a história do vegetarianismo e os perigos do crescimento da atividade agropecuária para a saúde do planeta.

O evento encerrou com a interessante palestra do chef Aris La Tham, que muito bem sustentou a tese de que a dieta crudívora proporciona a nutrição mais adequada ao organismo humano, naturalmente preparado para ingerir alimentos crus e de fácil digestão.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>