• Home
  • Escola Infantil participa da “Segunda sem Carne”, em Porto Alegre

Escola Infantil participa da “Segunda sem Carne”, em Porto Alegre

9 comments

Por *Claudia Lulkin (da Redação)

Foto: s/c

A Escola Infantil “Semeando o Amanhã” é uma escola comunitária, gerida pela Associação dos Moradores da Maria da Conceição, em convênio com a SMED – Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Após várias conversas sobre o fundamento da “Segunda Sem Carne”, a proposta de experimentar um dia sem carne e participar do movimento internacional foi aceita pelas coordenadoras (Benta e Dora) e pelas merendeiras (Miriam e Valquíria) da escola.

Foto: s/c

A Vanguarda Abolicionista enviou alimentos veganos para a “Semeando o Amanhã” e uma das educadoras ajudou a avalizar a ideia por levar, em uma formação, vários livros de medicina e alimentação natural na concepção Adventista, religião adotada por ela. O grupo da escola é multicultural e multiétnico, com adeptos de religiões variadas, o que permite um jogo de busca de conhecimento na preparação de cada um – o que possibilitou a leitura dos pratos segundo o enfoque do veganismo.

Foto: s/c

No momento, o piso do salão de refeições está sendo trocado. Era um espaço coberto, mas sem paredes, na entrada da escola. No início do outono, o salão recebeu vidros e ficou bem aconchegante. Os raios de sol entram e é muito bem ventilado. 

Foto: s/c

O coletivo diretor é muito raro: administra pela melhoria constante da escola. O Presidente da Associação é uma das pessoas mais generosas, responsáveis e amadas por sua comunidade que conheci na minha vida. Conheci a comunidade da Conceição por meu trabalho junto à Cozinha Comunitária, outro equipamento conquistado e também autogerido por um grupo de amigas que levam o projeto adiante.

Foto: s/c

Estamos em um processo de conquista. Como ensina meu querido mestre Paulo Freire, vamos, a cada dia, compartilhando ideias e práticas, sem imposições, mas apresentando uma alimentação saudável, colorida, gostosa, popular – e com algumas ervas condimentares plantadas no pátio.

*Claudia Lulkin é Nutricionista Vegana e Educadora Popular

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. nota 10 a todos os envolvidos! Parabéns a Escola Semeando o Amanhã, que esta, literalmente, fazendo jus ao nome; as coordenadoras – que brilhantemente citaram nosso valoroso educador Paulo Freire, tão exemplo da Ecopedagogia.
    Parabéns e meus aplausos de pé!

  2. Parabéns Claudia pelo seu trabalho junto a comunidade, parabéns a vanguarda e a todos os envolvidos por proporcionar uma alimentação saudável, deliciosa, acessível e vegana para as crianças da Semeando a amanhã!!

  3. Muito tri!!
    Já tinha amado a proposta, que legal compartilhar a idéia! A Semeando já está “colhendo”, fico feliz simplesmente por ter trocado idéias com este grupo e contigo que é show!! Parabéns

  4. Parabéns a todos! São iniciativas pioneiras como estas, que vamos formando uma consciência ética e ambiental, desde pequeninos. Luz e Paz ao grupo!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>