• Home
  • Criação de ninhos artificiais recupera o habitat das aves marinhas nos Açores

Criação de ninhos artificiais recupera o habitat das aves marinhas nos Açores

0 comments

A ilha do Corvo, a menor do arquipélago dos Açores, em Portugal, já conta com mais de duas centenas de ninhos artificiais, numa iniciativa que visa melhorar as condições de nidificação das aves marinhas.

Foto: Reprodução/IOL Diário

“Já colocamos mais de 200 ninhos artificiais no Corvo, equipados com sistemas sonoros para atrair as aves marinhas que, no passado, nidificavam em toda a ilha”, salientou Pedro Geraldes, coordenador do Projeto LIFE (Ilhas Santuário para Aves Marinhas).

Geraldes recordou que “a presença de ratos e gatos introduzidos pelo homem diminuiu radicalmente o número (de aves marinhas no Corvo)”. Para inverter este quadro, o projeto em curso “irá a testar tecnologia de última geração”.

A ilha, que foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO, é uma das áreas de intervenção do Projeto LIFE, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Este projeto, que começou em Janeiro de 2009, visa recuperar os habitats e melhorar as condições de nidificação das aves marinhas nos Açores, estando em curso também no Ilhéu de Vila Franca do Campo, em S. Miguel.

O projeto prevê um investimento de mais de um milhão de euros até 2012. Os organizadores esperam demonstrar o quanto podem ser recuperados os habitats fortemente alterados pela ação humana.

Para Frederico Cardigos, diretor regional do Ambiente, “a proteção ativa das populações de aves marinhas dos Açores é um fator crucial para a valorização do patrimônio natural do arquipélago”.

Nesse sentido, considerou que “os objetivos já atingidos (pelo Projeto LIFE) fazem encarar o futuro com entusiasmo e confiança”.

Fonte: IOL Diário

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>