• Home
  • Educadores participam de capacitação sobre guarda responsável

Educadores participam de capacitação sobre guarda responsável

4 comments

Foto: Divulgação

A capacitação de educadores da rede municipal de Porto Alegre (RS) sobre guarda responsável de animais domésticos teve início nesta quinta-feira, 8 de abril, com o lançamento da cartilha “Uma educação humanitária”, durante seminário realizado pela prefeitura, por intermédio da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos de Porto Alegre (COMPPAD).

No evento, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, os coordenadores pedagógicos das 95 escolas da rede também assistiram a palestras com a advogada Renata Fortes, sobre ética na relação com os animais, e Vanilda Pintos, sobre educação e guarda responsável. A secretária de Educação, Cleci Jurach, falou do trabalho pedagógico inovador que está sendo implantado nas escolas municipais.

O prefeito José Fortunati destacou o papel fundamental dos educadores como formadores de opinião, divulgando questões ligadas à temática animal em sala de aula. “É no processo educacional que vamos conseguir mudar nossa sociedade, ensinando o aluno a respeitar o próximo”, destacou.

Segundo Fortunati, o abandono e maus-tratos a animais são um problema antigo da cidade, que na gestão do prefeito Fogaça começou a ser discutido com seriedade. “O assunto trata de respeito à vida, não vamos resolver o problema de uma hora para outra, mas estamos trabalhando para aprofundar o processo com muita determinação”.

Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente, Professor Garcia, lembrou da solicitação, em 2009, do então vice-prefeito José Fortunati para formação de um grupo composto por 12 secretarias para a realização de trabalho inédito sobre políticas públicas para animais domésticos em situação de risco. 

Fortunati lembrou ainda ações realizadas pelo COMPADD, como a esterilização e registro, através de micro chip, de cães e gatos pertencentes às primeiras famílias transferidas da Vila Dique para o novo loteamento. Essa ação, juntamente com o lançamento da cartilha,  marca o iníco da nova Política de Governo que sistematizará as esterilizações como um dos pilares da política de controle populacional no município. 

Cartilha

É um sumário de assuntos relevantes na questão da guarda responsável, na questão das leis, cuidados veterinários, informações sobre personalidade e trato dos animais, questão dos maus tratos, controle populacional e vários outros temas que servirão de referência para o desenvolvimento do Projeto na Rede Municipal de Ensino.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. um sinal de alento. Educadores tem uma grande influência e empatia com seus alunos e isso é fator fundamental para o sucesso desse tipo de informação e conduta.
    Parabéns pela iniciativa e torço para que o MEC conduza essa ação pedagógica a todos os municípios brasileiros.

  2. bom dia

    vcs podiam disponibilizar a Cartilha on line. Seria um enorme benefício aos amantes de animais. Se não puderem fazê-lo, será que poderiam me enviar uma?

    grata
    suely

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>