• Home
  • Projeto Tamar soltará o filhote de tartaruga marinha número 10.000.000

Projeto Tamar soltará o filhote de tartaruga marinha número 10.000.000

2 comments

O Projeto Tamar, criado para proteger as áreas de desova de tartarugas marinhas na costa brasileira, completa 30 anos e, no próximo sábado, realiza em todas as bases de pesquisa – de Santa Catarina ao Ceará – a soltura simbólica do filhote número 10.000.000. A marca foi alcançada nesta última temporada, segundo o Ibama.

Só agora, três décadas depois da criação do projeto, as tartarugas marinhas nascidas sob a proteção do Tamar atingiram a maturidade sexual e estão retornando à praia onde nasceram para depositar sua primeira desova.

Os filhotes desta temporada representam a segunda geração protegida pelo Tamar. Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar, diz que estes filhotes são os “netos” do projeto de pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção.

O Tamar protege cerca de 1.100 km de praias, com 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas. Ao todo, atua em nove estados.

Apenas no Ceará foram recolhidas neste verão, de janeiro a março, 134 tartarugas, 36 delas encalhadas. Em maioria, elas são da espécie Tartatuga Verde – a mesma do filhote a ser solto neste sábado no estado.


Fonte: O Globo



About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Você já foi ao Tamar? Façam uma visita e vejam as condições em que vivem os diversos animais tratados por eles. Se der sorte vê ainda algum pescador se vangloriando com uma arraia na mão indo vender ao Tamar. Vender mesmo. O Tamar paga os locais pela captura de animais marinhos para viver em seus tanques. Me decepciuonei muito com o projetro com o qual colaborei financeiramente dirante anos após fazer uma visita!

  2. o projeto tamar e um dos projetos que eu admiro muito;e por issso tenho uma pergunta quais sao as especies de tartarugas que visam proteger

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>