• Home
  • Construção de estaleiro de Eike Batista pode prejudicar a fauna da região

Construção de estaleiro de Eike Batista pode prejudicar a fauna da região

1 comments

O MPF (Ministério Público Federal) em Santa Catarina pediu informações à Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) sobre as providências que o órgão ambiental tomará diante do parecer do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) contra a implantação do estaleiro da empresa OSX, do empresário Eike Batista, em Biguaçu.

O ICMBio encaminhou à Fatma sua análise sobre o estudo de impacto ambiental apresentado pelo empreendedor, concluindo que os danos ao meio ambiente provocados pelo empreendimento seriam permanentes e irreversíveis, além de não poderem ser atenuados por medidas mitigatórias e de compensação ambiental, o que inviabiliza por completo a instalação do estaleiro.

Dentre os possíveis danos apontados pelo órgão ambiental federal, está o risco de contaminação da água marinha por derrame de óleo oriundo de acidentes com embarcações na região da APA do Anhatomirim, atingindo inclusive costões e áreas de praia.

Além disso, as ações de dragagem e deposição de sedimentos em obras como as da bacia de evolução e do berço de atracação do estaleiro alterariam a qualidade da água marinha, perturbando os mamíferos aquáticos, como os golfinhos, e afugentando e provocando a mortalidade da fauna aquática.

Conforme o documento do ICMBio, os impactos ambientais afetariam as áreas abrangidas pela ESEC Carijós (Estação Ecológica de Carijós), pela Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim e pela Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, além de oferecerem riscos à fauna silvestre ameaçada de extinção.

O procurador da República Eduardo Barragan deu prazo de cinco dias para que a Fatma encaminhe as informações requisitadas, bem como cópia dos procedimentos instaurados no órgão ambiental sobre o empreendimento.

*Com informações do Terra


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E então este homem é bom ou ruim?
    porque ele vai desmata , queima, faz e acontece, e ai ele vai la e faz doaçoes e fica por isso mesmo?
    Não o que diga o Minc Ministro do meio ambiente, apesar de elogiar sua atitude de doar, ele mesmo diz que se causou estrago vai ter que pagar.
    Nos do Movimento Marina Silva esperamos que sim. http://www.movimentomarinasilva.org.br visite e seja mais um a cuidar do seu verde.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>