• Home
  • Atum vermelho entra na lista de ameaçados de extinção

Atum vermelho entra na lista de ameaçados de extinção

1 comments

Já começou a chiadeira do Japão, país que consome 80% do atum vermelho pescado no planeta. Mas uma coisa é certa: a Comissão Européia defendeu ontem a inclusão desta espécie na lista dos animais ameaçados de extinção. A intenção é proibir o comércio internacional deste peixe já a partir de 2011.

“Não resta outra escolha que não seja agir agora e propor a proibição do comércio internacional”, declarou o comissário europeu de Meio Ambiente, Janez Potocnik. Entre 1957 e 2007, as reservas de atum vermelho diminuíram 75%, segundo grupos de defesa do meio ambiente.

Por enquanto, o trâmite é o seguinte: os 27 Estados membros da União Européia (EU) precisam se pronunciar a respeito do assunto. Se aceitarem a proposta, ela deverá ser aprovada pela Cites (organismo filiado à ONU), encarregado de proteger as espécies ameaçadas (que daria o aval para o veto ao comércio internacional do atum vermelho, vítima da pesca).

O Japão destacou também, ontem, sua oposição a qualquer veto à pesca e ao comércio da espécie (a exemplo do que acontece com as baleias).

Fonte: EPTV

Nota da Redação: Todas as espécies deveriam ser protegidas contra todas as formas de exploração, não apenas as espécies que já se encontram próximas da extinção. Ou então, inevitavelmente, repetiremos os mesmos passos a caminho da extinção de todas as espécies – uma a uma, inclusive a nossa.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A nossa especie está cortando a teia da vida no planeta,como já havia dito aquele cacique norte americano e estaremos também á beira da extinção !!!!!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>