• Home
  • Promotor público entra com pedido de inquérito contra Samsung por apologia de maus-tratos a animais

Promotor público entra com pedido de inquérito contra Samsung por apologia de maus-tratos a animais

10 comments

(da Redação)


Papel de parede comercializado pela Samsung


O Promotor Público e colunista da ANDA, Laerte Levai, depois de receber representação de entidades de proteção animal referente à apologia de crime de maus-tratos a animais envolvendo a empresa multinacional SAMSUNG, a qual estaria oferecendo papéis de parede para telefone celular com imagens de gatos maltratados (um esmagado por uma bota e outro esfaqueado),  encaminhou um ofício pela Promotoria de Justiça ao Ministério Público Federal, na pessoa da Procuradora da República Chefe, em São Paulo, solicitando abertura de inquérito civil para apurar as responsabilidades e depois propor as medidas legais contra os responsáveis pela apologia criminosa.


Papel de parede comercializado pela Samsung


O promotor acredita que, mesmo a empresa tendo retirado o papel de parede de comercialização, já incorreu em crime e causou um prejuízo, sobretudo de ordem pedagógica, aos consumidores. “A natureza interestadual dos fatos e a possibilidade de essas imagens cruentas atingirem um número indeterminado de pessoas, fazendo uma propaganda antipedagógica, apesar de a Constituição Federal vedar a submissão de animais à crueldade e maus-tratos, constitui um crime ambiental”, explicou Laerte Levai, que aguarda as providências legais cabíveis.  

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. não pode sair barato uma veiculação absurda dessas ainda mais vinda de uma empresa consolidada e gigantesca. espero que a samsung perceba que reparar o mal é extremamente difícil e que as ongs ganhem com isso um ótimo patrocinador, é o mínimo.

  2. A Denuncia

    ——-Mensagem original——-

    De: Laerte Fernando Levai
    Data: 19/2/2010 16:37:41
    Para: Andrea Lambert
    Assunto: RES: Denuncia de incentivo de maus-tratos a animais pela Samsumg

    Prezada Andrea

    Recebi a representação e estou tomando as providências para sua devida apuração junto ao MPF.
    Grato,

    Laerte

    ——————————————————————————–
    De: Andrea Lambert
    Enviada: qui 18/2/2010 12:23
    Para: laertelevai@mp.sp.gov.br
    Cc: Izabel; Iracema Hochman
    Assunto: Denuncia de incentivo de maus-tratos a animais pela Samsumg

    Excelentíssimo Promotor de Justiça
    Dr Laerte Levai

    A empresa Samsumg colocou no site a venda papéis de parede para celular com cenas de maus-tratos a animais. Um gato esfaqueado e em outro papel de parece um gatinho é esmagado pisoteado e ainda colocando a frase “Bota Nele”.

    O link para ver os desenhos é: http://www.samsungm%20obile.com.%20br/entertainment%20/graphics-%20wallpapers.%20do e também estou mandando anexo o print que fiz do site da SAMSUNG

    Mais detalhes na comunidade DO ORKUT : http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=48773441&tid=5439115827543824086&start=1

    E no blog:

    http://artbylu.%20blogspot.%20com/2010/%2002/papel-%20de-parede-%20para-celular-%20faz.html

    Solicito sua ajuda para fazer valer a legislação de defesa dos animais e impedir que o incentivo a violência com gatos continue. Sem esquecer que além da questão legal, tem a questão moral e educativa. Adultos. crianças e adolescentes comprando esse material, colocando no celular e vendo a imagem todos os dias e vária vezes

    É um caso grave e que dever ter ação imediata;

    Atenciosamente,

    Andréa Lambert
    ANIDA – Rio de Janeiro

  3. desproposital. Essa é a palavra para um marketing(será?)desnecessário em todos os sentidos.
    Uma empresa grande, consolidada e fazendo um papelão desses perante ao mundo.

  4. Parabéns, promotor. Um grande exemplo de profissional e principalmente de cidadão planetário. Os promotores de todo o Brasil poderiam aprender muito com suas iniciativas. Como educadora e militante, parabenizo você mais uma vez. Nós é que não queremos patrocínio de uma empresa que se presta a isso. Grande abraço, Laerte. Andresa.

  5. Chocante e extremamente cruel as cenas exibidas no papel de parede de uma marca que infelizmente tenho em mãos agora, e enquanto digito este texto. O que fazer? Pegar a tela do computador e jogar pela janela? Quebrar o telefone celular? Tá, só se fosse na cabeça da mente perversa que ‘bolou’ o infeliz papel de parede. Culpa da samsung por negligência, omissão e complacência e da sua agência de publicidade que de profissional não tem nada, muito pelo contrário. Psicopatas bolando propaganda agora. Estamos bem…mal. Sobre o trabalho da Andréa e do Laerte, nem é preciso tecer mais comentários. Precisamos de mais pessoas com tanta dignidade e coragem. Ah, como a vida neste planeta seria mais decente, interessante e fácil, para todas as espécies. Sobre o patrocínio da empresa só se fosse para a defesa da abolição animal, só se fosse REALMENTE em nível mundial e com milhões de euros jorrando na mídia incentivando o veganismo, entrando com processos diários contra os abusadores e assassinos de animais, tipo: vivissectores, abatedouros/aviários/matadores de suínos, gados, aves, focas,raposas, gatos, cães, rodeios, vaquejadas,comércio de tudo o que envolva os animais. Aí sim, o patrocínio deles viria bem.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>