• Home
  • Promotoria investiga maus-tratos em canil de Patrocínio Paulista

Promotoria investiga maus-tratos em canil de Patrocínio Paulista

5 comments


Os 24 cachorros, sendo 11 filhotes, que estão no canil que funciona dentro do aterro sanitário de Patrocínio Paulista, têm sobrevivido de maneira precária. Os animais ficam divididos em quatro baias tomadas por fezes e folhas. Ontem, as vasilhas para água também estavam sujas. Apesar de ser alimentados com ração, os animais estão magros e bastante assustados. Três filhotes recém-nascidos estavam amontoados no cimento frio e um maior apresentava um corte na barriga. Um cachorro morreu recentemente dentro do canil.

Flagrante de um cão cercado de fezes e folhas dentro do canil em Patrocínio. Animal está magro e dividindo o espaço com adultos e filhotes. Foto: Gina Mardones/Comércio da Franca

Inconformados com a situação, moradores de Patrocínio denunciaram a situação à ONG (Organização não governamental) Anuance, que é de Franca e combate maus-tratos contra animais. Fotos feitas pelos próprios moradores e entregues à entidade foram encaminhadas para o Ministério Público de Patrocínio.

O promotor de Justiça, Christiano Andrade, recebeu o material na tarde de ontem e disse que cobrará explicações da Prefeitura. “Tenho que me inteirar primeiro. Se forem comprovadas as irregularidades, posso convocar a Prefeitura para assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para desativar o local”.

A situação em que os animais se encontram deixou o representante da ONG, César Mamede, horrorizado. “Isso é um crime. Os animais até brigam por ração. A água é uma sujeira total. Pelo jeito, os animais ficam ali até morrer. A Prefeitura deveria ter um plano para doar estes cachorros. Do jeito que está, não pode ficar”.

No local, Mamede se encontrou com o funcionário do aterro, Carlos Manoel Feliciano, que é o responsável por tratar dos animais uma vez por dia, exceto aos domingos. “Coloco ração e água, mas não tiro as fezes. A limpeza é feita pelo caminhão pipa que traz a água”.

O diretor administrativo da Prefeitura, Fernando Paduveze, disse que os cachorros foram capturados na rua e já chegaram magros ao canil. A maioria está no local há mais de 15 dias. Diante da denúncia, Paduveze disse que deve encaminhar um veterinário da Prefeitura até o local para que faça uma avaliação e veja a possibilidade dos animais serem encaminhados para adoção. “A cidade está infestada de cachorros por isso é feita a captura. Inclusive pedimos a colaboração da população para que cuide de seus animais”.

Fonte: Comércio da Franca

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma grande maioria de cidades brasileiras também estão infestadas de pessoas que defecam e urinam nas ruas.
    Uma grande maioria de cidades brasileiras também estão infestadas de bandidos.
    E ai? Afinal, qual é o crime que esses animais cometem?
    nenhum não é?
    Quem comete é quem abandona.
    Para!!!!!!!!
    Está tudo errado minha gente.
    Bota os criminosos em celas e deixe-os sem água e sem comida também. Eles sim merecem.
    Tem muita gente que vai dizer o seguinte:
    Ah, mas não se pode misturar as coisas: pessoa é pessoa, cachorro é cachorro.
    Pois bem: se fosse melhor, superior como dizem, não veríamos tantas atrocidades praticadas por pessoas.
    Ah, para!
    Chega!

  2. Caro reporter,na data de ontem (25-02-10) no canil de Patrocínio Paulista, lamentável, mas os maus-tratos continuam, pude ver 2 filhotes mortos próximosa cadelinha mãe, e outros cadavélicos que se quer conseguiram levantar-se para comer os grãos de ração que lá joguei. Continuam rodeados por fezes e urinas que caracterizam não haver lipeza com frequência, o estado de magreza dos animais é espantoso, na verdade estes animais estão doentes e não são alimentados como deveriam.
    É triste a cena e o senhor prefeito sequer mudou a situação.
    Estive na Promotoria e relatei o fato ao Dr. Cristiano que, segundo ele, já tomou medidas, quais sejam marcou reunião com representate da Prefeitura para o dia 4 de março,ATÉ LÁ VAMOS ASSISTIR ESTA DEPLORÁVEL FORMA DE MATAR CÃES,IMPONDO AOS BICHINHOS O SOFRIMENTO DA FOME E DAS DOENÇAS.
    Pergunto, não haveria medidas mais enérgicas que pudessem ser determinadas pela Promotoria que abreviassem o sofrimento daqueles animais. Por favor façam nova reportagem.

  3. ISSO É MUITA MALDADE, TAMBÉM ESPERAR O QUE DESTA ADMINISTRAÇÃO, SÓ INCOMPETENCIA, A COISA QUE EU MAIS DETESTO NESTE MUNDO É DE GENTE MALDOSA QUE MALTRATA CÃES E OUTROS ANIMAIS, EU TENHO EM CASA UM CÃO QUE POR SINAL É MUITO MAIS AMIGO, QUE MUITOS HUMANOS, TRATO ELE COMO UMA PESSOA DA FAMILIA, PODEM ESCREVER O QUE FAZEM DE MALDADE PARA OS CÃES, UM DIA TUDO VAI VOLTAR PARA AS PESSOAS RESPONSÁVEIS POR ESSA MALDADE. O ANIMAL É IRRACIONAL, MAS TEM SENTIMENTOS, SENTE DOR, SENTE FOME, SENTE SEDE, IGUAL A NÓS SERES HUMANOS. VOCES AI DESTA MERDA DE PREFEITURA DEVERIAM PENSAR ANTES DE FAZER ISSO, DEPOIS QUANDO ESSAS PESSOAS MALDOSAS FICAM DOENTES FICAM LAMENTANDO E RECLAMANDO O QUE FOI EU FIZ PARA MERECER ISSO, PODES CRER QUE NO PASSADO FEZ MALDADES É POR QUE SE EQUECEM E NÃO LEMBRÃO, É SÓ FAZEREM UMA RETROSPECTIVA DA VIDA E VERÁ QUE ESTÃO PAGANDO ALGUMA COISA. O PIOR DE TUDO É QUE TEM GENTE QUE VIVE BATENDO NO PEITO LA NAS IGREJAS, RESANDO IGUAM PAPAGAIO E DEPOIS SAÍ POR AI FAZENDO MALDADES PARA AS CRIATURAS DE DEUS, CÃES ETC… TEM ALGUEM LÁ EM CIMA DE OLHO EM VOCES…..

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>