• Home
  • Helicóptero lançará 42 toneladas de veneno para exterminar ratos, na Austrália

Helicóptero lançará 42 toneladas de veneno para exterminar ratos, na Austrália

1 comments

A prefeitura de uma ilha paradisíaca na Austrália anunciou um plano de extermínio que consiste em acabar com os ratos: serão lançadas 42 toneladas de veneno de helicóptero sobre a ilha.

Segundo Stephen Willi, prefeito da ilha, o plano é radical, mas “não há outra solução para eliminar os ratos de uma vez por todas”, disse ele à TV Sky News. “Esse é um dos lugares mais bonitos do mundo, por isso precisamos de um plano detalhado e de resultado”, disse.

No entanto, a realidade é outra. A proliferação dos ratos se deve à urbanização descontrolada e à detruição de seus habitats – sendo, desta forma, o ser humano o grande responsável pelo aumento populacional dessas espécies.

Os helicópteros lançarão iscas com veneno sobre as áreas não habitadas – nas habitadas, as iscas serão espalhadas manualmente.

Efeitos do veneno sobre o ecossistema

Antes do lançamento de veneno, pássaros nativos serão enjaulados, animais de estimação, como cachorros e gatos, usarão proteção e vacas e galinhas serão transportadas para fora da ilha por um período de cem dias, quando o veneno perderá seu efeito. Além disso, crianças terão que ser supervisionadas de perto pelos pais.

A ilha de Lord Howe, de 57 quilômetros quadrados, possui 350 residentes permanentes e está tão isolada do restante da Austrália que algumas espécies nativas não são encontradas em nenhum outro local. Dois terços da área são protegidos e o mar que a rodeia é uma reserva marinha.

Acredita-se que os roedores chegaram em um a barco à ilha em 1918. Desde então, a população se multiplicou e exterminou cinco espécies de aves, segundo informações da WWF Austrália.

Segundo o WWF Austrália, também favorável ao extermínio, os ratos são “uma das maiores ameaças à vida selvagem da ilha”.

Esta é a primeira vez que um programa do tipo é sugerido em uma local com uma população humana significativa.

A operação está marcada para agosto de 2012 e envolveria dois lançamentos com veneno separados por um período de duas semanas.

Com informações de O Globo

Nota da Redação: O ser humano causa sérios impactos à natureza ao ocupar e destruir habitats de forma descontrolada.  Depois de devastar o meio ambiente, decide, então, exterminar as espécies cuja proliferação se deve às próprias ações humanas. Até quando os animais vão pagar pelos erros humanos?

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso é um absurdo. Ainda com o consentimento de uma ONG!
    Vou protestar no site da WWF, isso não faz o menor sentido.
    Devem existir outras formas… Que horrível!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>