• Home
  • Caça de ursos-negros pode ser ampliada na Califórnia, EUA

Caça de ursos-negros pode ser ampliada na Califórnia, EUA

3 comments

Por Raquel Soldera (da Redação)

Com a justificativa de que a população de ursos-negros da Califórnia quadruplicou nos últimos 25 anos, oficiais do Departamento de Pesca e Caça do Estado estão elaborando novas regras que poderiam aumentar em 50% ou mais o número de ursos-negros mortos por caçadores. Atualmente, o limite de ursos negros que podem ser caçados é de 1.700 por ano.

Os oficiais alegam que o aumento do limite atual de ursos-negros que podem ser caçados oferece às pessoas a “oportunidade” de caçar e não afeta a população de ursos-negros da Califórnia, atualmente estimada em 38 mil animais.

Outra justificativa para a caça é o aumento dos danos causados pelos ursos às propriedades privadas. Segundo Doug Updike, um biólogo especializado em animais selvagens, “as pessoas estão invadindo o habitat dos ursos, e isso faz com que haja uma interação maior entre ursos e pessoas”. A incoerência desta “interação” é que os seres humanos invadem o habitat dos ursos-negros, e a solução encontrada pelas autoridades é o extermínio dos animais que tiveram seu habitat invadido.

 


Humanos invadem o habitat dos ursos negros na Califórnia. (Imagem: Karen T. Borchers/Mercury News)
Humanos invadem o habitat dos ursos negros na Califórnia. (Imagem: Karen T. Borchers/Mercury News)


Grupos de direitos dos animais prometem lutar contra as novas regras, que começaram a ser analisadas nesta quinta-feira (4). A votação final está prevista para 21 de abril.

O urso-negro norte-americano é a menor e mais comum espécie de urso nos Estados Unidos. Pode ser encontrada de Maine até a Califórnia, e geralmente pesa até 500 quilos. Ursos-negros têm uma dieta principalmente vegetariana e nunca mataram nenhum ser humano na Califórnia.

O limite atual de 1.700 ursos que podem ser caçados anualmente já não é respeitado. Em 2008, por exemplo, foi registrada a morte de 2.028 ursos-negros. Além disso, uma das alternativas para a caça propostas pelo departamento prevê que não haja limites para o número de ursos-negros caçados no Estado.

O primo mais voraz dos ursos negros, o urso-pardo, foi extinto na Califórnia em 1922, devido à caça. Parece que os californianos desejam o mesmo fim para os ursos-negros.

Com informações de Mercury News

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esta reportagem me fez pensar: a população humana mais do que quadruplicou nos últimos 25 anos (bem, não tenho os dados oficiais…). Sabe-se que o planeta tem recursos finitos (os próprios seres humanos dizem isto aos quatro ventos…). Não seria o caso de se permitir a morte, em quaisquer esferas, destes seres que na verdade mesmo não fazem a menor falta para o planeta? Seria um excedente, digamos assim de uns 2 milhões de seres humanos que poderiam ser exterminados e que não afetaria o resto da população. E abriria um novo esporte a estes seres tão inteligentes e sedentos de prazer: a caça ao próximo…Ia ser muito divertido o habitat seria salvo. Penso que a Califórnia seria o lugar ideal para que esse projeto desse início.

  2. Viva e deixe viver.
    Não consigo imaginar como um ser humano pode
    obter prazer em matar animais simplesmente por
    esporte.
    A palavra caçar, soa tão ridícula para mim. Cada vez mais gostaria de não pertencer a raça
    ”humana” que de humano, tem cada vez menos.
    Olhando nos olhos de um animal, qualquer espécie
    que seja, vemos refletido o mesmo que vemos em
    nossos olhos, vida, apenas querem viver da mesma
    forma que nós. Vemos igualmente o medo diante da morte quando estão acuados, assim como nós teríamos, com a única diferença, nós ”humanos”
    podemos sempre implorar por misericórdia, mas eles não, amendrotados morrem sem poder implorar.
    O que faz de nós uma espécie tão fria,tão sem sentimentos pela vida, onde matar para alguns se torna prazer?
    Matar por legítima defesa é algo natural e lógico, matar por esporte é assassinato.
    Deus tenha misericórdia de nós,
    cada vez mais compreendo as palavras de Cristo ao dizer, ”Pai, perdoai-os pois não sabem o que fazem.”

  3. ninguem ta invadindo habitat de ninguem ,a terra é para todos a diferencça é que somos mais organizados e limpos agora se os ursos estão invadindo e destruindo cidade eles tem mesmo é que ser caçados e se os caçadores sentem prazer em fazer isso eu não os condeno. nao sejam burros e ipócritas

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>