• Home
  • Feira de adoção de animais sensibiliza a população, na BA

Feira de adoção de animais sensibiliza a população, na BA

7 comments

Foi realizada durante todo o dia desta segunda-feira (1º/2), a 1ª Feira de Adoção de Animais, na Praça do Engenho e da Arte, módulo 3 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia. O objetivo foi reduzir o número de animais domésticos abandonados no campus e chamar a atenção para os direitos dos animais.

Maria Fernanda Santos Sampaio, 12, moradora do bairro São João, foi uma das primeiras pessoas a adotar um gatinho. Ela veio com o pai, Gean Souza Sampaio, e escolheu um filhote de dois meses. “Ainda não decidi o nome dele. Vou esperar passar alguns dias para ver qual nome parece com ele.”

Todos os que adotaram assinaram um termo de compromisso, conforme informou o integrante do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA), Eraldo Medeiros. “Esperamos que essa primeira feira represente um paliativo inicial para o problema do abandono de animais na Uefs. Além disso, é mais uma oportunidade de chamar a atenção pela guarda responsável”, frisou o professor.

A coordenadora do Centro Municipal de Zoonozes, Mirza Carvalho, explica que esta feira faz parte de um projeto que será desenvolvido em cada final ou início de mês em um bairro diferente. A prioridade agora é na região do entorno da UEFS. “Em 27 de fevereiro, vamos levar os animais da UEFS para incentivar a adoção no bairro Novo Horizonte; posteriormente será a vez do Conjunto Feira 6”.

A promotora de justiça da área ambiental, Ana Vitória Gouveia, que também apoia a ação, lembra que o abandono e os maus-tratos a animais são crimes previstos no artigo 32 da Lei 9.605 de 1998, lei penal ambiental, e podem gerar detenção de três meses a um ano e multa.

“A superpopulação de animais na UEFS, principalmente de gatos, põe risco à saúde da comunidade acadêmica. É a partir disso e do crime de abandono pela população do entorno que considero essa feira como um ponto inicial para o combate dessa prática”, salienta a promotora.

A ação foi realizada em parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana, Comitê de Ética no Uso de Animais, a UNDEC, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Associação Protetora de Animais (APA) e Núcleo de Estudos Canadenses da UEFS.

Ano passado, com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses, a UEFS castrou, vacinou, vermifugou e colocou chip em 50 gatos e 4 cães. A medida foi adotada para reduzir a reprodução descontrolada dos animais. Estima-se que pelo menos 200 gatos e 30 cães povoam o campus da UEFS.

Fonte: Jornal Feira Hoje

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estive presente neste evento, e como pontapé inicial para futuras campanhas de conscientização da população para o controle e diminuição de animais abandonados, foi um sucesso, e este trabalho intinerante também surtirá efeito, pois a população passará a ver que também há pessoas preocupados com a situação. Valeu!

  2. A Apa de Feira de Santana tem feito um trabalho louvável em todas as esferas da proteção animal, mas a maior dificuldade tem sido em coibir o uso inadequado, a violência e os maus tratos dos carroceiros dispensados aos cavalos, juntamente com os donos de materiais de construção que se omitem em não permitir que os carroceiros não sobrecarreguem os animais, bem como o poder público também não fazem nada. Carroceiros andam pela contra-mão na cidade, param em qualquer lugar, invadem sinaleiras fechadas, e tudo mais que se possa imaginar, tudo isso acontece apesar de ter uma Associação dos carroceiros. Tristeza!

  3. Olá, todos, bom dia.

    Peço-lhes, encarecidamente, que me ajudem a encontrar minha cadelinha. Ela é uma Basset misturada o corpo é preto, a cabeça e as patas marrons, atende pelo nome de Nina, sumiu ontem a noite no bairro Parque Getúlio Vargas – Feira de Santana, eu moro no bairro Gabriela, meu nome é Janise Maciela os meus telefones são: 75 9108-4556 e 75 8246-3978.
    Por favor, me ajudem, a amo muito e estou sofrendo sentindo a sua falta.
    A foto dela encontra-se nos sites:http://www.apafsa.blogspot.com/
    http://www.acordacidade.com.br/noticias/84150/ouvinte-procura-cadelinha-desaparecida.html

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>