• Home
  • Zoonoses luta contra abandono de animais em Itapecerica da Serra, SP

Zoonoses luta contra abandono de animais em Itapecerica da Serra, SP

48 comments

Foto: Reprodução/Jornal na Net
Foto: Reprodução/Jornal na Net

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Itapecerica da Serra realiza um trabalho de conscientização contra o abandono de animais. O objetivo é, principalmente, diminuir o número de cães rejeitados por seus tutores que acabam indo para a rua.

Segundo a coordenadora do Centro, Dra. Maria de Fátima Alves Martins, é comum pessoas procurarem a Zoonoses querendo deixar seus animais. “Infelizmente muita gente nos procura para isto; temos que explicar que eles não são descartáveis, que se trata de uma vida. Antes de alguém tomar a decisão de criar um animal, tem que pensar muito para não se arrepender depois”, explica a doutora.

Maria de Fátima explica ainda que o recolhimento de cães e gatos não é o trabalho do Centro, que realiza ações de desratização e desinsetização de prédios públicos e bueiros e o controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais ao ser humano.

Apenas aqueles abandonados com problemas de agressividades ou que tenham sofrido acidentes como atropelamento são recolhidos pelo Centro. Atualmente, a Zoonoses tem feito apenas captura de animais de grande porte, possíveis causadores de acidentes, e peçonhentos, encaminhados ao Instituto Butantã em São Paulo para estudo e produção de soro contra o envenenamento.

O Centro de Controle de Zoonoses também promove, no mês de agosto, a campanha de vacinação antirrábica. Este serviço está disponível à população durante todo o ano na sede do Centro, assim como a ação de combate à sarna.

Periodicamente, é realizada a feira de adoção de animais, este ano prevista para março. Todos os cães e gatos doados pelo Centro são vacinados contra a raiva, recebem remédio para sarna e a vacina V10, que previne vários tipos de viroses, além de serem castrados.

Serviço

Rua Baltazar Manuel, 1669 – Potuverá

Telefone: (11) 4147-1664

Itapecerica da Serra, SP

Fonte: Jornal na Net

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hoje venho pedi ajuda pra vocês visitar a região do Jardim Jacira, estão abandonando aminais nas ruas e judiando dos animais dos outros igual hoje judiaram da minha gata.

  2. Tenho uma denuncia gravíssima,no bairro onde moro uma pessoa recolhe animais nas ruas cachorros e gatos,aproximadamente 100 animais,o problema é que ela não mora aqui,deixa os animais na casa e só vem uma vez ao dia,fica 15 minutos e vai embora devido as reclamações dos vizinhos,os animais estão todos muito magros,os que morrem são devorados pelos outros,um cheiro insuportável,uma verdadeira barbárie,peço que sejam tomadas as devidas providencias pois já estive na prefeitura e nada foi feito,vou procurar a imprensa,se continuar essa situação de calamidade ,peço a ajuda de todos para resolver esta situação obrigado

  3. Oi gostaria de saber se vc acharam um pudou médio e branco ele saiu no sabado e num voltou, estamos preocupados pq ele tem ataque pilético obrigado

  4. ola boa tarde gostaria que o pessoal da zoonoses viesse na minha casa pois minha cachorra teve 7 filhotes e eu nao tenho condições de cuidar pois minha casa é pequena eu gostaria de doar eles.desde ja aguardo uma resposta.

  5. na verdade eu nao vejo a zoonozes de itapecirica da serra tomar providencia nehuma de animasi nas ruas da cidade aqui no vale d aunia ate sarna a populacao ja pegou agora ta uma peste de carrapatos epulgas dos cachorros q vivem pela ruas agente ate q cuida da comida banho agua mas nao tem como mas a zoonozes d eitapecierca preciza recolher esses animais d erua do vale da uniao estao pondo a vida dos moradores em risco ;agente liga la reclama eles dizem q nao podem recolher eles estao fazendo o que la entao???
    eles recebem ´pra que entao:??? se nao efor pr acuidar doas animais que estao nas ruas ?? eu vou denuciar esse descaso outro dia esta num ponto d eonibus um cao morto adias no meio das pessoas quem e responsavel pela zoonozes d eitapecirica da serra vi tambme 2 cadelas gemeas gravidas e com sarna o povo q tava ajudando com comida assim a zoonozes tem que pagar pra s pessoas que cuidam entao porqque eles numca ´pode resgatar matar eu sei q nao pode mas resgatar castrar e cuida rpode sim entao s enao podem faze rnada fechem as portas porque acidade ja esdta empestidad por culpa da ma administracao e lixo e caes doentes pra todo lado conheço muitos interiores que a cidade sao extremamente limpas aqui e um nojo que da ate medo d epor o pe no chao

  6. Não nunca vi a zoonose tomar providências, já fui lá 2 vezes para solicitar que eles levassem para doar meus gatos, pois não tenho mais condições financeiras de estar criando-os, os vizinhos vivem jogando os animais na minha porta, achando que tenho condições de criar todos os gatos que aparecem aqui, as gatas estão entrando no cio, a cada 6 meses várias gatas começam a engravidar e ter os filhotes! Da primeira vez que fui no zoonoses disseram que iriam vir pra pelo menos castrar as gatas e isso já tem mais de 2 anos! Uma das minhas gatas pariu essa semana, meus outros gatos estão sendo ameaçados de morte por um dos meus vizinhos, minha casa foi denunciada semana passada, disseram que iriam vir no outro dia com uma veterinária para ver qual é a doença que uma das minhas gatas pegou e até hj NADA, tem uma cachorra comigo também, peguei para doar ou procurar o dono, e não tá dando, essa cachorra já quase morreu, minha gata está quase morrendo, e HOJE ABANDONARAM 5 GATOS PERTO DA MINHA CASA, NA INTENÇÃO DE QUE ELES VIESSEM PRA CÁ! Sinceramente, vocês não fazem NADA, e quando fazem vão se vangloriar nas redes, como se sempre fosse assim!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>