• Home
  • Espécie de polvo recém-descoberta vive abaixo dos mil metros de profundidade

Espécie de polvo recém-descoberta vive abaixo dos mil metros de profundidade

4 comments

Foto: David Shale
Foto: David Shale

A razão pela qual você talvez nunca tenha visto esse polvo por aí é que ele vive nas altas profundezas do oceano, da casa dos mil metros para baixo, onde é sempre escuro e sempre frio. Ele também nunca viu um ser humano. Provavelmente nunca viu a luz do sol (a não ser que suba eventualmente para profundidades mais rasas, o que é improvável).

Trata-se de uma nova espécie (ainda não descrita) de polvos do gênero Grimpoteuthis, popularmente conhecidos como “Dumbos”, por causa das orelhas grandes (que eles usam de fato para se locomover na água). Ela foi descoberta no fim do ano passado por pesquisadores do Censo da Vida Marinha (Census of Marine Life-CoML), um projeto internacional que está investigando e catalogando todas as formas de vida marinha do planeta.

Várias espécies de Dumbos já foram descobertas em altas profundidades. E eles não vivem sós. Já estamos acostumados a ver recifes de coral cheios de vida nas águas rasas e iluminadas próximas da costa. Mas as profundezas escuras e gélidas dos oceanos também estão repletas de vida de todos os tipos.

“Sabemos mais sobre a superfície da Lua do que sobre o fundo dos nossos oceanos”

O que nós chamamos de “fundo” é, na verdade, a maior parte da superfície do nosso planeta, com montanhas, vales, cânions e tudo mais. Só chamamos de “fundo” porque está debaixo d’água. O fato é que cerca de dois terços da crosta terrestre estão em águas profundas, abaixo de 200 metros da “superfície”. Nessa profundidade, a luz não penetra mais. Faça chuva ou faça sol, é um mundo de escuridão permanente!

O Censo da Vida Marinha já catalogou quase 18 mil espécies que habitam esse universo escuro. E certamente isso é apenas uma pequena amostra da real biodiversidade das profundezas.

Um vídeo produzido pelo Censo da Vida Marinha e pela National Geographic, serve como aperitivo: http://coml.org/embargo/deep-video. Outro vídeo, produzido pelo Greenpeace e narrado pela Sigourney Weaver, mostra, infelizmente, como estamos destruindo o fundo do mar antes mesmo de conhecê-lo: http://www.greenpeace.org/portugal/videos/o-fundo-da-linha.

Com informações do Estadão

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. EU ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE TUBAROES E POLVOS QUANDO EU CRESCER EU VOU QUERER VER O TUBARAO,POLVO,TUBARAO MARTELO ETC EU QUERIA FAZER UMA VIAGEM COM UMA PESSOA QUE JA ESTA ACUSTUMADA A FAZER ISSO EU QUERIA REALIZAR O MEU SONHO MAIS PARA ISSO SO QUANDO EU CRESCER QUE SACO EU QUERO CRESCER LOGO

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>