Governo holandês abafa a matança de milhares de cabras e ovelhas


Por Lobo Pasolini (da Redação)

A líder do Partido Pelos Direitos Animais Holandês e parlamentar, Marianne Thieme, reagiu com fúria a uma solicitação do governo para que se atenue o tom na imprensa sobre a questão da matança em massa de cabras e ovelhas grávidas para prevenir a propagação da febre Q durante o parto ou aborto espontâneo.

Em uma carta para a Sociedade Holandesa de Editores Chefes, o ministro da Agricultura Gerda Verburg e seu colega do Ministério da Saúde, Ab Klink, pediram que a mídia respeite a privacidade e os sentimentos dos criadores de caprinos e suas famílias porque “eles são muitas vezes profundamente afetados pela perda forçada dos animais que eles criaram”.

Foto: Reprodução/RNW
Foto: Reprodução/RNW

Thieme escreveu aos ministros, “Por que não mais do que uma equipe de filmagem será admitida nas fazendas afetadas? Por que tudo está sendo feito para evitar que a matança seja vista?” Segundo Thieme, o governo está tentando proteger a imagem da agricultura industrial ao encobrir o assassinato de cerca de 40.000 cabras gestantes.

O governo está dificultando a ação civil, a parlamentar escreveu, embora seja fato conhecido que uma grande parte da sociedade se opõe ao abate em massa de animais saudáveis. Entre os opositores se encontram a LTO, a Sociedade Real Holandesa de Médicos Veterinários, a Animal Protection Society e o grupo ativista de direitos animais Wakker Dier.

A matança de milhares de ovelhas e cabras gestantes nas fazendas onde se descobriu a febre Q começou segunda feira. Os animais são sedados antes de receber uma injeção letal. Suas carcaças então são destruídas no prazo de 24 horas.

Fonte: RNW


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CRUELDADE

PRESERVAÇÃO

DADOS ALARMANTES

LEALDADE

LIBERDADE

INCONSCIÊNCIA

CRIME BÁRBARO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>