• Home
  • ONG lança campanha contra abandono de animais

ONG lança campanha contra abandono de animais

1 comments

Os integrantes da organização não governamental Pense Bicho, de Curitiba, lançam a partir das 9h deste sábado (12), na Boca Maldita, uma campanha destinada a combater um problema comum nesta época do ano: o abandono de animais. A ONG distribuirá panfletos aos pedestres alertando para o problema e defendendo a guarda responsável de animais domésticos.

A Pense Bicho estima que o número de animais abandonados apenas em Curitiba, mesmo sem contar os semidomiciliados, seja de 3%  em um universo de 430.000 animais. Isto equivale a pelo menos 13 mil animais nas ruas da cidade.

A ONG não tem estatísticas apontando a dimensão do problema nesta época do ano, mas recebe denúncias de abandono de animais domésticos toda semana. O problema se agrava no final de dezembro, quando muitas pessoas viajam em férias. “Ao invés de deixar os animais em hotéis, o que tem um custo muito baixo, muitas pessoas preferem jogá-los na rua, o que é um absurdo porque este tipo de comportamento pode trazer problemas graves aos animais e, claro, à própria sociedade”, lembra a presidente da Pense Bicho, Karin Birckholz.

Lei prevê multa e prisão

Além dos ataques de cães a pedestres, os animais podem provocar acidentes de trânsito ao circular pelas ruas e ainda transmitir cerca de 100 doenças, causadas por parasitas e infecções. Por este motivo, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) estabelece punição rigorosa aos autores deste tipo de prática: multa e detenção de três meses a um ano, dependendo da gravidade do problema causado pelo abandono.

Karin chama a atenção para outro problema: a falta de sensibilidade das pessoas. “Animais não são brinquedos e não devem ser doados como presentes, principalmente no Natal, a não ser que as pessoas tenham a disposição de cuidar deles com a atenção que merecem, até a sua velhice e no final das suas vidas. Infelizmente, não é o que acontece”, lamenta a presidente da Pense Bicho.

Fonte: Bem Paraná

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito interessante. Creio que as autoridades da saúde pública, meio ambiente e segurança devam se engajar mais no problema dos animais abandonados.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>