• Home
  • Fantástico comete três erros com chimpanzé da novela

Fantástico comete três erros com chimpanzé da novela

0 comments

Por Fátima Chuecco  (da Redação)

O Fantástico apresentado no primeiro domingo deste mês conseguiu dar três informações erradas sobre Chico que, na verdade, é uma chimpanzé (fêmea) do Zoo de SP.

Primeiro chamou-a de “macaca” – sendo que, tratando-se de um primata sem rabo, não poderia ser chamado assim. Gorilas, chimpanzés, orangotangos e humanos são todos grandes primatas. Macacos são os primatas que possuem rabo, como o sagui, o mico-leão-dourado e outros.

Segundo erro: a repórter Renata diz que os cientistas alegam que os demais animais não têm sentimentos. Isso não é verdade. Há cada vez mais pesquisas e cientistas afirmando e provando o contrário. A chimpanzé deu uma prova incontestável disso na novela ao beijar o ator sem qualquer ensaio. Ela compreendeu o sentimento que ele interpretava e quis retribuir carinho e conforto. Foi emotiva.

Por último, uma das atrizes da mesma novela diz que a chimpanzé tem patas. Então a atriz também tem, porque ambas são da mesma espécie: grandes primatas evoluídos, ou seja, que se utilizam de ferramentas e possuem sistemas sociais complexos com formação de família e hierarquia.

Todos já devem ter visto em documentários chimpanzés operando computador, se reconhecendo no espelho e com dotes artísticos como pintura. A maioria aprende rápido a linguagem dos sinais.

Assista aqui a um vídeo que mostra alguns dos sentimentos mais presentes nos chimpanzés e… em todos os grandes primatas.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seu artigo perdeu metade da validade no penúltimo paragrafo. Pior que um leigo chamar um chimpanzé de macaco é uma pessoa informada afirmar que grandes primatas evoluídos são uma espécie. Usar o termo evoluído para se referir a um grupo taxonomico em relação a outro é algo que nenhum cientista faz levianamente uma vez que o processo evolutivo afeta todas as espécies. Além disso homens e chimpanzés ocupam Gêneros distintos em qualquer paradigma taxonômico de credibilidade. Se foi uma tentativa de piada as custas da atriz, realmente não cabia em texto desse tipo.

  2. Apenas para confirmar o que disse o Mateus, realmente é um erro grave dizer grandes primatas evoluídos são uma espécie

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>