• Home
  • Refúgio no Amazonas resgatou mais de mil animais silvestres em 2009

Refúgio no Amazonas resgatou mais de mil animais silvestres em 2009

0 comments

O Refúgio Sauim Castanheiras, unidade de conservação administrada pela Prefeitura de Manaus, já resgatou, desde janeiro deste ano até o último dia 20 deste mês, 1.230 animais. Destes animais, 715 já foram devolvidos à natureza.

Outros 106 encontram-se abrigados na unidade, onde funciona o Núcleo de Fauna e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). No Cetas, os animais são recebidos, avaliados, tratados e destinados, conforme explica o gestor da reserva, Laerzio Chiazoriz

Espécies

Entre os 106 animais do Refúgio se encontram aves, répteis e mamíferos em geral. Atualmente, há apenas quatro sauins no centro de triagem. Dos quatro primatas, dois estão em fase final de tratamento para serem soltos e dois não apresentam condições de retornar à natureza.

Segundo o gestor da reserva, o envio de animais para zoológicos ocorre apenas quando não há condições de devolver o animal à natureza.

“Muitas vezes o animal, que é mantido em cativeiro durante anos, não tem condições de sobreviver se for devolvido à natureza. Nestes casos, destinamos os animais para instituições diversas, com o acompanhamento do Ibama”, afirmou Laérzio.

No caso dos sauins, espécie de primata com ocorrência apenas em Manaus e entorno, o encaminhamento é feito para o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro e não para zoológicos. Este ano, 172 animais de diversas espécies foram destinados a instituições diversas.

Fonte: Portal Amazônia

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>