• Home
  • Resposta à Revista Veja São Paulo

Resposta à Revista Veja São Paulo

0 comments

A propósito da matéria publicada na revista Veja São Paulo, no “Especial Bichos” http://vejasaopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicoes/2135/especial-bichos-2135-506095.html, a ativista Nina Rosa Jacob enviou a seguinte mensagem à Redação da publicação:

Senhores,

Lamentável o elitista Especial Bichos publicado na Veja São Paulo em 21 de outubro. Lamentável para os animais, que não são elitistas nem sabem o que é isso, e  muitas vezes nem apreciam os excessos humanos a que são submetidos e os descaracterizam como animais que são.

A questão polêmica da matéria é a ideia errônea que ela transmite sobre o respeito e a responsabilidade necessárias para ser guardião de um animal de estimação. Nada a ver com quartos cheios de roupa e brinquedos, xampus importados e outras futilidades, que podem significar muito para a pessoa, como promoção social, mas que certamente significam muito pouco ou nada para o animal.

A matéria Especial Bichos, quando sai em busca de exageros e exceções, vem atrapalhar todo um trabalho protecionista voltado para os animais “de rua”, “abandonados” ou “sem lar”, que só na cidade de São Paulo são estimados em 60.000.

A reportagem apresenta uma figura distorcida do que é ser o guardião de um animal e do valor monetário exigido para ter um companheiro fiel.

As ONGs de proteção que abrigam animais e as protetoras independentes estão abarrotadas de filhotes e adultos, produto de abandono e maus-tratos de guardiões inconsequentes e mal informados.

Um especial sobre bichos que se preze, poderia sim ser muito útil, tanto para os humanos quanto para os animais em situação de risco, incentivando a compaixão e adoção; valorizando os de raça não definida e o árduo trabalho de quem se dedica a equilibrar a balança da justiça e do bem, neste mundão de valores tão comerciais.

Se a Redação não tem ideias de pauta para ajudar, poderiam ao menos não atrapalhar.

Cordialmente,

Nina Rosa Jacob

 

Envie você também sua manifestação:

Redação Veja SP – vejasp@abril.com.br

Portal Veja São Paulo – saopaulo@abril.com.br

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. boa réplica…eles se esquecem dos animais que passam muito tempo em canis ou no ccz, abandonados nas ruas e são esquecidos e rejeitados por grande parte das pessoas…podiam publicar uma matéria sobre isso!

  2. A réplica foi certíssima, afinal da forma como o assunto foi abordado, provoca um antagonismo social, uma aversão aos fuços,embora estes sejam inocentes , vítimas mesmo, das atitudes de seus gardiões.Se estes, por sua vez, são exagerados, culpem o novo estilo de vida, descrito claramente na reportagem, como solitário,descreditado de sinceras amizades. Se a nossa sociedade permite discrepâncias, os motivos são inúmeros, cruéis, tanto para humanos como para os fuços. Corrupção, impunidade, educação medíocre e politiqueira,profissionais sem preparao adequado etc etc etc. Cada um faz suas escolhas. Se alguém se compromete a ajudar os fuços, não significa que seja indiferente a outros males sociais. Eles também precisam de ajuda. Quanto ao papel feminino para a maternidade, é questão delicada. O fato de uma mulher adotar um fuço não faz dela uma imprestável por não ter filho. Afinal, esse mundo já não está lotado, não?

  3. Realmente é incrível como as matérias na mídia dão destaque às questões mais supérfluas. Não que eu não ache que isso não deva ser abordado, ao contrário. Como jornalista, sei como é importante para um veículo atingir um público abrangente e comentar sobre os assuntos que estão mais em pauta. É inegável que o mercado pet está se expandindo incrivelmente e, com esse crescimento, surgem mais e mais opções de produtos e serviços para os animais.Muitos deles curiosos.
    O fato é que é imperdoável um especial sobre bichos não dar espaço também para as questões de adotção e proteção. Como tantos cães abandonados e pedindo socorro por aí, chega a ser lamentável

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>