• Home
  • Humanos são enjaulados para conscientizar sobre o aprisionamento de animais em zoos

Humanos são enjaulados para conscientizar sobre o aprisionamento de animais em zoos

0 comments

O Dia das Crianças contou com algumas opções de lazer em vários pontos da cidade, mas no Parque Zoobotânico de Salvador, em Ondina, Bahia, as crianças tiveram uma grande surpresa. No lugar de onças, ursos e leões, elas encontraram humanos em uma das jaulas do zoológico. “Meu Deus, mãe! Por que eles estão presos lá dentro? Eles fizeram alguma coisa grave?”, espantou-se Lara Souza, de 7 anos.

A intenção, no entanto, não era só a de causar surpresa, mas conscientizar crianças e adultos sobre o aprisionamento de animais, explicou o presidente do Instituto Abolicionista Animal, Heron Gordilho, que, junto com universitários de diversas áreas do conhecimento, realizou a ação de conscientização para o Dia das Crianças.

Fernando Amorim/Ag. A TARDE
Fernando Amorim/Ag. A TARDE

Na opinião do estudante de direito da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Gilmar Freire, os animais deveriam ficar em seu habitat. “Uma vez recuperados, os animais deveriam retornar ao seu habitat natural porque, assim como nós, humanos, eles também têm seus direitos”, diz Freire, que integra a equipe que promove ações em defesa dos animais.

A ação realizada no zoológico contou com o apoio de muitos pais, a exemplo do vendedor Dinaldo Rodrigues, 32 anos. “É importante porque mostra que todos nós somos a mesma coisa. Não somos melhores que nenhum desses bichos que estão aqui dentro”, disse.

*Com informações de A Tarde

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse foi um daqueles momentos em que a inocência da criança escancara muito mais do que apenas uma inocente preocupação infantil. A pergunta alarmada de Lara nos joga numa reflexão profunda e demorada sobre por que a humanidade aprisiona animais.

    Olhando para um zoológico como o de Gaza ou um aquário japonês, é minha vez de perguntar: Pela Senhora Gaia! Por que eles estão presos ali dentro? Eles fizeram algo grave? Cometeram algum crime?

    http://conscienciaefervescente.blogspot.com/2009/10/frase-da-semana-11-1710.html

  2. Resta saber se a experiência que foi feita no zoológico terá seu fim pedagógico nas escolas, onde quem participou e a entidade citada irão relatar como é ficar enjaulado 1 dia, suas sensações e frustações. É aí que se faz, inteiramente, uma conscientização e promove a cidadania planetária, com seres pensantes, provocadores e atuantes.
    Esse tipo de realização é fecunda se houver no aporte pedagógico a intenção de gerar questionamentos posteriores, constextualizando a intenção nas escolas, visitando-as e mostrando o que foi e o sentido embutido nisso.
    Louvo ações como essa; são questionadoras e, por muitas vezes, faz visitantes pensarem no que é estar preso por toda uma existência, contudo esse estímulo questionador.

    Às vezes se faz necessário estimular o visitante dessa jaula/recinto-experimento a questionar, pois muitas vezes esse estímulo é perdido assim que deixam o local.

    Parabéns aos envolvidos na dinâmica e que tal cena fosse realizada em TODOS os zoos brasileiros.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>