• Home
  • Lobo-guará aparece em ruas de Hortolândia, SP

Lobo-guará aparece em ruas de Hortolândia, SP

3 comments

Hortolândia amanheceu sábado com a ilustre visita de um lobo-guará, animal em vias de extinção na fauna brasileira. Assustado com o ambiente hostil da área urbana, o lobo passou ao lado da empresa de autopeças Magnetti Marelli, por volta das 6h, e atravessou a Avenida da Emancipação, rumo ao Jardim Santana.

A rara e inusitada aparição surpreendeu as poucas pessoas que estavam nas ruas da cidade naquela hora. A caminhada elegante e o jeito arisco do animal de grande porte e orelhas pronunciadas chamou a atenção daqueles que acordaram cedo para comprar seu pãozinho na padaria, saíam para o trabalho ou voltavam das noitadas.

Hortolândia amanheceu sábado com a ilustre visita de um lobo-guará, animal em vias de extinção na fauna brasileira (Foto: Edu Fortes/AAN)
Hortolândia amanheceu sábado com a ilustre visita de um lobo-guará, animal em vias de extinção na fauna brasileira (Foto: Edu Fortes/AAN)

Um grupo de rapazes começou a perseguir o lobo para fazer fotografias em seus celulares e gravar a raridade em seus arquivos. O lobo-guará começou a correr desorientado. Ao chegar na Rua das Seringueiras, o carnívoro de aproximadamente um metro e meio saltou uma mureta e buscou refúgio em um terreno baldio, coberto por um matagal e algumas bananeiras, ambiente um pouco mais familiar e parecido com seu habitat natural. A curiosidade daqueles que seguiram o animal fizeram o lobo fugir para o quintal de uma casa após passar por um buraco no muro do terreno baldio.

Policiais militares que faziam a ronda de rotina no bairro viram a movimentação e acionaram o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para tentar capturar o lobo-guará sem provocar ferimentos no animal. A equipe do CCZ chegou com os policiais na residência de Meire Oliveira, que acordou com o barulho em seu quintal. Meire disse que não acreditou quando os policiais disseram que havia um lobo-guará na área. “Nunca imaginei que um lobo estaria no quintal de casa e pensei que fosse alguma brincadeira de mau gosto”, disse.

O animal foi solto a 45 quilômetros de Campinas em uma reserva florestal no município de Capivari, próximo às margens de um afluente do Rio Capivari. O local faz parte de um corredor de matas que passa por Monte-Mor, Hortolândia e Campinas.

Fonte: Cosmo On Line

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pode acreditar eu estava levando minha esposa para o serviço dela e ví o lobo bem na frente do meu carroele era muito grande mesmo e bonito pena que não deu para tirar nenhuma foto.

  2. O lobo guará não foi solto as margens de um afluente do rio Capivari e sim no Parque Ecológico onde ele não tem o que comer.
    Ele já está visivelmente desnutrido.
    Autoridades já foram notificadas e nenhuma providência foi tomada.
    É por isso que está em extinção!!!!!!!!!!!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>