• Home
  • Observação de baleias cresce nos Açores

Observação de baleias cresce nos Açores

0 comments

Os programas de observação de baleias nos Açores envolveram mais de 40 mil pessoas em 2008, o que representa um aumento superior a 420 por cento em 10 anos nesta atividade que substituiu a caça à baleia no arquipélago.
Os dados constam do mais recente relatório do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW, na sigla em inglês), que indica que o número de pessoas que procura observar baleias nas ilhas açorianas passou de 9.500 em 1998 para 40.180 em 2008.

Nas contas desta organização internacional, a indústria ligada à observação de baleias nos Açores terá rendido no ano passado cerca de 7,6 milhões de euros. O arquipélago dos Açores é considerado um bom local para a observação de baleias -já foram registradas cerca de duas dezenas de espécies nestas águas. Por essa razão, a observação de baleias é uma atividade em crescimento na região, onde existem atualmente mais de duas dezenas de empresas credenciadas.

Este setor de atividade surgiu no início da década de 90, pouco depois de ter terminado a caça à baleia nos Açores, onde o último cachalote foi capturado em 1987.  Em 1993 já existiam duas empresas de observação de baleias a operar no arquipélago, por onde passam as rotas migratórias dos grandes cetáceos.

Fonte: Diário Digital

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>