• Home
  • Curso capacita servidores sobre tutela responsável de animais

Curso capacita servidores sobre tutela responsável de animais

0 comments

As secretarias de Saúde e Educação de Maringá, no Paraná, estão capacitando servidores dos postos de saúde sobre a tutela responsável de animais. O curso de três dias está treinando 60 profissionais de todas as unidades, que serão os responsáveis pela sensibilização dos moradores para o cuidado correto com os animais de estimação.

Hoje (18), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), recebe uma média de 30 reclamações por dia de problemas com animais, a maioria relacionadas a cães. Durante o ano passado foram mais de 2,8 mil atendimentos apenas de animais domésticos. “Pelo menos 90% dos casos envolviam cães por falta de responsabilidade dos tutores”, revela a diretora do CCZ, Marilda Fonseca de Oliveira.

Ela ressalta que o CCZ não é um órgão de proteção dos animais, mas um organismo responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, escorpiões, entre outros).

Mais de 600 funcionários de postos de saúde já receberam orientação sobre posse responsável. Agora, revela Marilda, a capacitação vai preparar agentes para multiplicar a conscientização junto à comunidade. “A Secretaria de Educação desenvolveu um material de apoio importante para essa tarefa, que vai auxiliar nosso pessoal a levar a sensibilização aos moradores que possuem animais domésticos”.

A intenção, de acordo com a diretora do CCZ, é mostar a forma correta de cuidar dos animais domésticos. “Muitas pessoas não sabem que um cão que vai para a rua pode levar doenças para dentro de casa, ou que o tutor pode ser responsabilizado criminalmente por abandono ou maus-tratos a animais”, lembra Marilda.

(Com informações da Agência Brasileira de Notícias)

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>