• Home
  • China planeja primeira lei de proteção animal

China planeja primeira lei de proteção animal

5 comments

Tradução (da Redação)  

Especialistas jurídicos chineses estão elaborando propostas para formular a primeira lei de proteção animal do país, que deve criminalizar o abate cruel de cães e de outras formas de maus-tratos aos animais de estimação.

As recomendações, que serão submetidas ao governo até o fim do ano, vêm a público depois  da revolta de parte da população contra as medidas de exterminação de cães para controle da raiva. Os professores de Direito da Academia Chinesa de Ciências Sociais estão discutindo essa questão desde dezembro passado com Britain’ s RSPCA e o fundo internacional para a proteção animal com sede nos Estados Unidos.

Entre as sugestões incluídas no projeto, estão programa de esterilização e implantação de chips nos cães. Mas, segundo um membro da comissão, o foco principal está em impedir os maus-tratos aos animais. 

Atualmente, somente a espécie em vias de extinção é protegida na China. Não há nenhuma penalidade para ferir ou matar outros animais vendidos para consumo alimentar ou como animais de estimação.

Crueldade absoluta

Os governos locais organizaram as matanças, inclusive enterrando os cães vivos ou espancando-os até morte, para conter a propagação da raiva, que é uma das causas importantes de mortes entre pessoas na China.

No mês passado, apenas as autoridades em Hanzhong, província de Shaanxi, anunciaram a matança de mais de 22 mil cães depois que oito pessoas morreram com a doença.

Após a realização de uma manifestação em protesto contra os atos absurdos do governo chinês, na província de Heilongjiang, as autoridades locais ordenaram a morte de cada um dos cães dos protetores e amantes de animais.

Chang Jiwen, professor de Direito na Academia Chinesa de Ciências Sociais, que coordena a equipe de estudos, disse que vem crescendo a sustentação da ideia de direitos animais entre o público e o governo. ” A China começou a se dar conta da importância da proteção animal porque implica questões econômicas, comerciais, religiosas e éticas”.  E finalizou: “O futuro é brilhante, mas o trajeto ainda será tortuoso”.

O escritório de Hong Kong da Sociedade para a Prevenção da Crueldade aos Animais disse que o esboço da lei, se for realmente adotado, é positivo. “No continente, você vê muitos abusos e torturas contra animais. Nos sentimos pesarosos em relação aos animais e igualmente às pessoas, porque não há nenhuma diretriz sobre o que é direito animal.

Fonte: Por Jonathan Watts in Beijing (guardian.co.uk)

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma das melhores coisas que eu li nos últimos tempos. É uma prova de que o mundo evolui, até nos lugares mais bárbaros como a China tem muita gente de bem que quer progresso e bondade.

  2. Acabei de ler artigos e ver videos de crueldade contra os animais na China. Confeço que fiquei muito decepcionada porque sempre admirei sua cultura, medicina chinesa e outras filosofias.
    Jamais imaginei tamanha atrocidade por parte deles. Então abri este site. Não sei bem o que dizer. Pode ser um pouco de descrença baseada na politica brasileira que aprova apenas o que lhes convém negligenciando e não aprovando muitos projetos importantes. Espero então, que lá não seja assim e que eu nunca mais veja o que vi hoje.

  3. eu estava vendo um video de tamanha crueldade na china contra animais como gato cachorro mais outros tambem agora te pergunto a onde vai parar o mundo eu nao tenho nada a dizer nao tenho nada contra a china mais o que que isso eles achao que e certo tratar o animal assim chuta pisar em seu pescoço que isso voceis nao tem vergonha na cara voce acha que e legal chuta bater pisar chutar que isso cade o presidente o que for animal tem que dar carinho amor nao fazer isso que vende pele faz de mentira olha a china e uma vergonha eu tenho nojo de voceis cachorro tem que dar atencaçao e carinho nao maltrata agora queria que voceis tivesse na pele deles voceis ia ver o que e bom mais tudo de ruim que voce faiz volta olha eu vou ta disposta para fazer barulho e acabar com essa crueldade sem coraçao que mundo e esse o homem ta acabando com o mundo e voceis ta ai matando animais inofeisivos mais coo eu ja disse o que vc faz de ruim volta

  4. ha eu te pergunto o que voceis sao capazes de fazer com esse povo que maltrata prende nao resolve uma ponicao severa valeria a pena eu quero ver um mundo melhor essa geracao que ta vindo que ver o mundo de outras amneiras aprovar casamento gay voceis a prova o brasil aprova mais tem coisas mais seria para ser resolvido nao e nao ta na hora de voceri na na china mais em todo mundo colaborar com mundo te vergonha e arrumar toda as cagadas que todos nois fizemos o e deus resoulve deus deu o mundo para nos morar agora e arrumar todo o que agente fez pode arrumar agora no brasil a lei da droga agora querem ver nos doidao voceis querem aprovar para fugir de seus erros a china uma esportadora de brinquedos querem matar e colocar a cupa no bichinho nao e o bicho que ta destruindo o mundo nao e as arvores e o ser humano entao muda agora se nao todos vao morrer a agora nao aceitar a verdade eu to escrevendo a verdade e uma coisa feia cobri a verdade e uma coisa feia

  5. Desejo muito que essa Lei realmente aconteça, a intenção de criar uma Lei de proteção aos animais já vem sendo mencionada pela China a vários anos, mas nunca se concretiza. Milhões de pessoas espalhadas pelo mundo manifestam contra as crueldades que a China comete contra sues animais, mas infelizmente as autoridades chinesas raramente falam sobre o assunto. São muitos interesses financeiros e culturais que barram a criação dessa Lei. Mas não vamos desistir, a união faz a força.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>