• Home
  • ONG pode acolher cães abandonados em casa no centro de Campo Grande (MS)

ONG pode acolher cães abandonados em casa no centro de Campo Grande (MS)

7 comments

Enquanto não se resolve o problema, os animais contam com a solidariedade dos vizinhos, que fornecem ração e servem água

O Abrigo dos Bichos informou que há possibilidade de os onze cães que há seis meses estão abandonados no quintal de uma casa no centro de Campo Grande serem acolhidos na ONG Fiel Amigo. Segundo a diretora do abrigo, veterinária Maria Lúcia Metello, o fato de o Centro de Controle de Zooneses (CCZ) não dispor de estrutura para acolher os animais é um absurdo, mas eles podem ser levados para uma casa da Fiel Amigo, que faz parte do grupo mantenedor do Abrigo dos Bichos.

Cães foram deixados sem comida no quintal da casa
Cães foram deixados sem comida no quintal da casa

‘Muitas pessoas querem, na verdade, empurrar o problema e às vezes descartam seus bichos para não cuidar ou alimentar’, lamenta Lúcia Metello. Segundo ela, a missão do Abrigo do Bicho é ‘preservar a saúde pública respeitando os animais’. A seu ver, no caso dos cães abandonados configura-se crime de acordo com lei federal, já que há maus-tratos – falta  de alimentação e cuidados sanitários.

Ela lembra ainda que o artigo 225 da Constituição estabelece também os deveres do Estado e a obrigação do cidadão que detém a posse do bicho. A guarda responsável pressupõe alimentação, banho, vacinação, além de abrigo, já que a legislação sanitária proíbe que animais permaneçam nas ruas.

Em relação aos cães abandonados no centro de Campo Grande, é preciso, no entanto, que a Delegacia de Crimes Ambientais faça a apreensão, por ordem judicial, e encaminhe ao abrigo. A ideia é encaminhar os animais para a ONG Fiel Amigo, que atua junto com o Abrigo dos Bichos, que cuida mais da fiscalização dos animais domiciliados e recebimento de denúncias de maus-tratos. As duas entidades vão articular o resgate dos cães.

Lúcia Metello disse que já esteve no local duas vezes e na segunda-feira vai à Delegacia de Crimes Ambientais tratar da remoção dos animais para uma casa mantida pelas duas entidades. Segundo ela, a população deve ter consciência de que a guarda responsável é obrigação de quem detém a guarda e maus-tratos configura crime.

O caso

Pelo menos 11 cães estão há seis meses abandonados no quintal de uma casa na rua Marechal Rondon, centro de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Alguns animais aparentam estar doentes e não se alimentam há muito tempo.

Por falta de comida, eles chegam a comer as próprias fezes. A situação revolta quem passa pelo local. O mau cheiro provocado pelas fezes e urina importunam, mas a situação também chama a atenção pelos maus-tratos.

O Centro de Zoonoses de Campo Grande já foi avisado, mas até agora não tomou providências, de acordo com vizinhos, que estão revoltados com a situação de abandono.

Mas a convite da equipe de reportagem da TV Morena, a veterinária Iara Helena Domingos, do Centro de Zoonoses, visitou os animais. Segundo ela, o CCZ tem conhecimento do problema desde o final de 2008, ou seja, há seis meses.

Para a veterinária, a Prefeitura acha melhor não recolher os animais, porque as instalações do CCZ seriam piores do que o local onde eles vivem atualmente.

Segundo ONG que abriga animais abandonados, manter os cães nessas condições é crime. Enquanto a Prefeitura não resolve o problema, os animais contam com a solidariedade dos vizinhos, que fornecem ração e servem água. O dono dos animais não foi localizado para falar sobre os maus-tratos.

Fonte: Jornal Dia Dia / Foto: Campo Grande News

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. gostaria de adotar um cachorro que estava abandonado no centro tenho como criar vacinar dar d comer e abrigo seguro sem contar que a muito carinhos para ele em minha casa obrigado pela atençao e vou fik ansioso pela resposta

  2. Eu, Maria José, instrumentadora cirúrgica, não gosto de cachorro. Eu sou apaixonada por cachorro e gostaria de adotar um desses animais pois tenho condições de cuidar e muito bem. Tenho dois e são muito especiais para mim, aguardo resposta para adotar um desses animais. Obrigada será meu presente de aniversario, pois faço dia 2 de julho.

  3. olá, no bairro onde moro existem muitos caes abandonados, inclusive a cada dia aumenta o número de caes…é incrível!!!e eu realmente estou preocupada por nao saber de algum lugar onde esses caes possam ficar. Alguém pode me dizer se existe um abrigo onde esses caes possam ficar? pq é muito doído passar na rua em um dia de chuva e ver que os caes estão abandonados, no tempo, passando necessidade e ninguém se importa se eles vao sobreviver ou nao. e também nao posso abrigar todos eles na minha casa, pq já tenho um cão que vale por 3 ( de tamanho e barulho)
    se alguem souber de um abrigo, favor me informar através do e-mail: nana_04_8@hotmail.com
    aguardo um breve retorno
    obrigada

    Luciana

  4. ajude por favor uma cadela no bairro california rua patricio barbosa fica no parquinho enfrent a igreja nossa senhora de fatima ela esta com 5 filhotes por favor ajude

  5. Boa noite venho indignadamente escrever um fato que me revoltou, já não é a primeira vez que vejo isso acontecer, no PET SHOP CALIFORNIA, situado na Rua 15 de novembro, após solicitar providência, pois tinha dois animais de pequeno porte junto com um de maior porte, informei que o maior não estava deixando os menores comer e vendo que não iriam tomar providencias eu tirei fotos dos animais e quando eu tirava fotos, um até imitou o barulho da maquina tirando foto riem e saem fazendo pouco caso. semana que eu vi os pequenos estava meio gordinho, mais depois que deixou com o outro eles estão magro com as costelas aparecendo,não é a primeira vez que vejo isso acontecer já em outros casos já falei mais eles nem ligaram. Gostaria que tomasse as devidas providencias uma vez que uma empresa não tem condições de cuidar de animais que estão para serem vendidos não poderiam ter licença para isso.
    Desde já agradeço sua atenção.

    Jackson Souza

  6. olá no meu bairro tem 5 cachorros abandonado e a raça é bit bull viralata e etc..pois eu todo dia de manha do comida para ele do agua mais eu nao possso fica cuidando deles o meu bairro é PIONEIRA.RUA=LUIZ PEREIRA SMPRE TEM CAES AQUI PORFAVOR ME AJUDA NAO TENHO CONDIÇOES PARA FICAR CUIDANDO AGRADEÇO DESDE JA PELO A ATENÇA E PELO CUIDADO QUE TENHAO DANDO PARA OS ANIMAIS OBRIGADA….

  7. Um cachorro sofreu acidente em frente a minha casa, eu recolhi ele, mas ñ sabia q ficaria grave a situação, tratei dele cuidei e agora ele não está andando mais, o que faço?, do jeito que está não tenho condições de cuidar dele, precisava de uma cachorro são que cuidasse do quintal pois moro e cuido da minha mãe de 84 anos que anda com apoio de andador e da minha irmã que é deficiente e não anda.
    Por favor me deem uma resposta, pois não sei nem o nome dele, e por ele se arrastar no quintal está muito ferido o lado por onde ele se arrasta, cuido da ferida estou gastando sem ter pra cuidar da ferida, mas volta porque ele sai se arrastando no quintal, isso já se faz 3 meses, e vi que ele não vai se curar aki comigo, já tentei de tudo, e não aguento mais ver ele sofrendo, meu neto chama ele de Duda, pois ele não sabia a diferença entre macho e fêmea mas ele é um macho e não sei a idade dele.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>