O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quer educar a população para combater o tráfico de animais. Em Ribeirão Preto, em SP, a Campanha Nacional de Proteção à Fauna Silvestre deve estimular a denúncia de irregularidades e a entrega voluntária com atividades culturais, como a intervenção dos 20 anos de Ibama, que vai até hoje no Novo Shopping.
No ano passado, o Ibama de Ribeirão recebeu 500 animais silvestres devolvidos voluntariamente. O número, entretanto, ainda é baixo se comparado ao de bichos recuperados em ações ambientais (foram cerca de 3 mil apreensões em 2008 na região).
Segundo a Polícia Militar Ambiental, a entrega voluntária é uma opção melhor que o abandono, pois animais silvestres acabam gerando ocorrência e deslocamento de equipes para captura. De acordo com Eliana Velocci, da regional do Ibama de Ribeirão, a maioria das apreensões é de pássaros.
Especializada em animais silvestres e exóticos, a veterinária Jeniffer Ramos disse que nas entregas voluntárias os animais costumam chegar sem ferimentos, ao contrário dos bichos encontrados com traficantes. “A devolução é feita por instituição como bosques e centros de triagem de animais silvestres. Geralmente eles são entregues porque o proprietário fica com medo da denúncia de algum vizinho que se incomoda com o bicho”, disse Jeniffer.
Criar, perseguir, prender ou expor animais nascidos na natureza é crime e pode render até três anos de prisão mais multa, dependendo da gravidade.
Para entender
O tráfico de animais é hoje uma das principais ameaças à fauna brasileira. De acordo com o Ibama, os bichos são capturados para atender coleções e pesquisas, mas a maioria morre durante o transporte (a estimativa é de que para cada dez espécies traficadas, uma sobreviva). A taxa de extinção atual é de cem a mil vezes maior que a taxa de reposição natural. O último relatório do Ibama, lançado com a campanha de combate ao tráfico, apontou que 627 categorias de fauna estão ameaçadas de extinção (60% delas nas áreas de Mata Atlântica). Em outubro do ano passado, a Polícia Rodoviária apreendeu 30 papagaios transportados em caixas de madeira e um macaco sagui escondido em um saco de pano. Duas pessoas foram multadas em R$ 118 mil cada. As aves foram levadas para Araraquara e o macaco foi solto para se integrar aos bandos do bosque de Ribeirão Preto.
(Com informações da Gazeta de Piracicaba)
Bom dia,
Gostaria de saber como faço para denunciar, criação de galos onde moro? Eles cantam a madrugada e manhã toda, pertubando o sono dos moradores do bairro. Causando danos como insônia e outros métodos para tentar não acordar ou dormir enfim para conseguir descnansar usando métodos de remédios ou bebidas que prejudicam a saúde, causam dependências e afetam no “bolso” custo para estes que também não está tendo resultado e sim um estresse muito grande.
Atc,
Luciana.
gostaria de saber si tem essa agencia aqui em fortaleza
e como faz para ser uma voluntaria
gosto muito de todos os tipos de animais.
preferencia em gatos.