• Home
  • Ibama monta exposição em homenagem aos animais silvestres

Ibama monta exposição em homenagem aos animais silvestres

0 comments

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) montou uma exposição na Rodoviária com objetos usados para a apreensão de animais silvestres para  alertar a população acerca dos riscos de se comprar essas espécies. A mostra faz parte das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente e tem despertado o interesse de todos os que passam pelo local já que alguns dos objetos expostos mostraram a crueldade com que são capturados e transportados os animais.

Foto da Exposição organizada pelo Ibama em homenagem à fauna silvestre

Além disso, o Ibama está distribuindo folhetos com a informação de que esta prática pode resultar em multa de até R$ 1,5 mil para espécies silvestres e até R$ 5 mil para animais que estejam na lista de ameaçados de extinção. “Além disso, vários deles podem transmitir doenças para as pessoas”, disse o coordenador da exposição e educador ambiental, Maurício Galdino. Entre os objetos que podem ser vistos na mostra, estão esculturas feitas com partes de vários animais. Algumas misturam cabeça de macaco com dentes de piranha e casco de tatu. “O pior é que as pessoas compram as esculturas”, disse Galdino.

Também estão expostas bandejas feitas com asas de borboletas, a pele de uma sucuri de 7,2 metros, que seria usada para fazer botas, e uma pele de onça pintada, apreendida numa loja no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. “Viraria casaco para uma madame”, disse o coordenador.

“Isso é um absurdo. Estou revoltada”, disse uma visitante da exposição que não quis se identificar. “Perto do meu trabalho tem uma casa onde há cinco peles de onça. Quero denunciar”, completou. Segundo Galdino, quem tem um animal silvestre em casa sem autorização, como periquito ou papagaio, pode ser punido.

“Todo mundo quer ter um papagaio em casa, mas a nossa informação é que ele deve ser mantido em seu habitat”, recomendou. “Quem quiser ter um animal que tenha um cachorrinho. Mas sem maus-tratos, porque isso também é crime”, lembrou. O telefone da Linha Verde do Ibama, que recebe denúncias sobre venda de animais silvestres ou de objetos feitos com eles, é 0800 61 8080.

Fonte: Jornal Coletivo

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>