• Home
  • Veterinária alerta que dermatites alérgicas são comuns em cães

Veterinária alerta que dermatites alérgicas são comuns em cães

276 comments

Um dos problemas de saúde mais comuns entre os pets são as doenças de pele. Coceira, vermelhidão, ferida e queda de pelo são os principais sintomas de que o animal está com algum problema dermatológico. O mais comum deles é a dermatite alérgica.

Segundo a médica veterinária Sirlei Manzan, as alergias cutâneas representam 15% das consultas em sua clínica e a mais comum entre os pets é a atopia, causada pelo contato com ácaros, bolores, pólen e poeira.

Há também a alergia causada pela picada de pulga. Atualmente existem vários produtos no mercado que combatem de forma eficaz o inseto deixando o animal livre desse tipo de alergia.

Outra forma de dermatite alérgica é a alimentar. Segundo Sirlei, uma das formas de evitar o mal é dar aos pets apenas produtos destinados a eles. “Doces, pães, queijo e outros alimentos que comemos devem ser evitados”, afirmou a veterinária.

Esse é o caso da poodle Meg, a cadela de 12 anos, que, além de alergia alimentar, possui atopia. A estudante Janaína Fernandes conta que Meg sempre sofreu com coceiras pelo corpo e, com a idade, o quadro clínico piorou.

No ano passado, Janaína Fernandes decidiu fazer teste alérgico em Meg. O resultado mostrou que a poodle é alérgica a perfume, cigarro, poeira, grama, milho, cenoura e tomate. “Ela toma medicamentos à base de corticoide e come uma ração hipoalergênica. Fico agoniada quando a Meg começa a se coçar e por isso nem penso, faço qualquer coisa para que ela fique bem”, disse.

Além das alergias como a de Meg, há dermatites provocadas por tristeza, estresse, depressão e outras causas emocionais. “Todo animal que lambe a pata possui alguma doença psicológica. Nesse caso é preciso entrar com tratamentos antidepressivos e ansiolíticos”, disse a veterinária.

Micoses e piodermites são outros tipos de doenças de pele que exigem atenção. As micoses são causadas por fungos e são transmissíveis, inclusive ao homem. E as piodermites são infecções mais profundas, causadas por bactérias.

Outro tipo de doença de pele está ligado a problemas nas glândulas tireoides e na glândula supra-renal. Segundo a veterinária, as dermatites hormonais estão sempre ligadas a outros problemas de saúde como hipotireoidismo, a obesidade e problemas renais.

Doença possui dois tipos e é transmissível

Popularmente conhecida, a sarna é outro problema comum dos pets. Existem dois tipos delas, a escabiose, transmissível a outros animais e ao homem, e a demodécica, considerada mais grave e transmitida nas primeiras horas de vida da mãe para o filhote, que é amamentado.

A dona de casa Cristiane Silva descobriu que seu cachorro Fred tinha sarna demodécica na primeira semana que chegou à sua residência. O shitzu de 3 anos apresenta os sintomas da doença sempre que está com a imunidade baixa.

Cristiane já chegou a gastar R$ 700 reais por mês em tratamentos para Fred. A dona de casa conta que, quando descobriu a doença, foi muito difícil. “Tinha acabado de perder meu marido e tive que cuidar do Fred. Ele apresentava sangramento e cerca de 90% de sua pele estava com ferida”, disse.

Uma amiga da dona de casa até sugeriu que o cachorro fosse sacrificado, mas, mesmo diante das dificuldades, Cristiane não desistiu de Fred. “Acho que, por conta das perdas que tive na vida, criei um envolvimento maior com meu cachorro, é um amor incondicional”, afirmou a dona de casa.

Depois de muita luta, a doença de Fred está controlada. Cristiane segue rigorosamente as orientações da veterinária e o shitzu visita a clínica semanalmente para tomar antibióticos e remédios para aumentar a imunidade.

“Pela primeira vez, o Fred está há três meses sem ter a doença e mesmo ainda gastando cerca R$ 300 por mês, vejo que valeu a pena não sacrificá-lo. A companhia de Fred me faz muito bem. Ele é muito carinhoso.”

Formas de tratamento e prevenção das doenças de pele

De acordo com a médica veterinária Sirlei Manzan, cada doença tem uma forma de tratamento. “De uma forma geral, todas precisam de tratamento tópico com xampu. Algumas de medicação oral como antifúngicos e antibióticos, outras de reposição hormonal. E algumas alergias podem necessitar até de vacinas ou mudança drástica na dieta e no ambiente do animal”, afirmou.

Com exceção das dermatites que são de origem genética, muitas doenças de pele podem ser evitadas com cuidados simples. “É preciso manter o animal sempre limpo e em um ambiente adequado”, disse Sirlei.

Os banhos devem ser frequentes com produtos apropriados ao tipo de pelo e pele do animal. Pelos com nós ou molhados formam um ambiente propício para o aparecimento das dermatites.

A veterinária deixa uma alerta aos proprietários de cães. “Nem sempre feridas pelo corpo é sinal de dermatite. Uma doença grave e fatal para cães e humanos é a leishmaniose que tem como sintoma justamente o aparecimento de feridas pelo corpo. Por isso, o ideal é que, ao encontrar alguma ferida no animal, procure um médico veterinário o mais rápido possível”, disse Sirlei Manzan.

Fonte: Correio de Uberlândia

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o meu cachor e um filhote de pastor alemão, ele tem 4 meses e nestes dias apareceu um problen=ma na pata dianteira dele com sintoma de picada de escorpião ou aranha, ficou internado por 03 dias tomando soro pra baixar a febre e o enchaço da pata, por fim fizemos um raio x pra saber oque era e constatou que nao foi picada de escorpião e sim pode ser algum bicho que tenham mordido a alguns tempo atras, e isto causionou uma infeccao nos ossos dele o veterinario receitou varios medicamentos por 30 dias e tomando uma enjeção um dia sim e dia não.
    sera que esta correto este parecer do veterinario?
    sera que ele vai voltar o normal??

  2. Oi hj mha cachorrinha apareceu bolinhas peqenas perto da virilha tipo no lado esqerdo do corpinho barruguinha .. to apavorada o qe pode ser ? No natal levei ela cmg pq fica em casa sozinha n era bom pq ela tem medo dos fogos … ai a criancada davam comida e ate um osso enorme de pernil … ela eh peqena … a veterinaria dla tava viajando … volta qarta da pra esperar ? O qe pode ser ? Intoicacao ? Ou alerdgia de pulga ? Pq ela tava mas cuidei …

  3. Tenho um cachorrinho vira lata ele tem 3 meses só que ele começou a dar umas bolinhas tipo bolinhas d água queria saber o que eu faço só que Vou vacinar ele ainda .. mas ja dei o remedio de verme sera que ainda e verme ?

  4. Olá tenho uma fêmea de rottweiler ela saiu umas manchas na pele com feridas oleosas e debaixo da pata também não come com frequência oq faço? Grato

  5. oi,boa noite! tenho uma cadelinha que é vira-lata mas amor ela de paixão uns 2 dias para cá a mesma está toda empoladinha e quentinha,estou desesperado no momento estou desempregado e não estou com condições de pagar um veterinário,se alguém puder me ajudar serei grato.

  6. tenho um pinscher com dois anos e ela apresento uma ferina com vermelidao na pona do rabinho dela que a encomodava passei nebacetin apresento melhoras/ so que agora apareceu pelo corpo dela bolinhas no tom avermelhado/ oque fazer ? oque devo passar algum sabonete pomoda algo assim do tippo se alguem souber agradeço desde de ja

  7. Oi galera, meu cachorro está com uma mancha vermelha nos testiculos, antes parecia um caroço mas agora ficou vermelho e abriu feridas não sei o q está acontecendo, Me ajudem!

  8. Tenho um pastor belga Malinois. O pêlo dele está como se estivesse calor ado e ele também está com gotejamento de sangue no pênis, o que pode ser?

  9. Oi,sou de renda baixa (pobre)tenho animais e cuido muito bem dos meus animais e guando um pobre entra na internet a traz de ajuda e porque tem bom coração e ama animais e quer ajudá-lo se não pode oferecer a ajuda não o critique porque é feio não ser humilde e ter o rei na barriga pobre luta trabalha e mesmo não tendo condições ainda ajudam aqueles precisa ao contrário dos que critica e não faz nada pra ajudar

  10. Tenho um shitszu e apareceu uma bolinha na pálpebra dos olhinhos dele ,oq deve ser ?oq devo fazer ?socorro é o xodó da minha filha de 4 anos

  11. oi minha cachorra e um salsichinha de quase 5 anos , no bracinho dela para o peito esta muito vermelho e preto ja passamos em varios veterinarios passamos diversas pomadas e nada ajuda alguem me ajuda por favor.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>