• Home
  • Saiba como adotar um animal

Saiba como adotar um animal

0 comments

Quem gosta de cães e gatos e deseja ter um em casa, pode procurar o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). A unidade, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é responsável, entre outras atividades, por recolher animais domésticos que vivem nas ruas ou que são abandonados pelos donos.

Depois de tratados, alimentados, vacinados e avaliados, os bichos são postos à disposição para quem quiser adotá-los. Os animais chegam ao Centro de duas formas. Alguns são capturados na rua, enquanto outros são retirados de casa. “Nós trazemos para cá cerca de oito animais todos os dias”, afirma a coordenadora do CCZ, Gina Blinoff. Esse é o número de cães e gatos que não têm dono nem casa e que encontram, mesmo que de forma forçada, um abrigo temporário. “Eles ficam aqui por 40 dias.

Se, nesse prazo, ninguém adotá-los, nós os encaminhamos para as associações protetoras dos animais”, explica. Mas, de acordo com a veterinária, as instituições protetoras não são os locais mais adequados para os animais que vêm da rua. “Eles vêm da rua, onde sofrem muito e quase não se alimentam. E quando eles vão para as associações, é mais um processo traumático, pois os tratadores desses locais têm muita vontade, mas os custos são altos.

Além disso, alimentação e local para dormir não são o suficiente. Os bichos precisam de atenção e carinho que somente um lar de verdade pode oferecer”, completa Gina. Ela lembra ainda que o número de adoções é muito pequeno se comparado à quantidade de pessoas que compram animais caros. “Os cães daqui são muito dóceis.

Com carinho e atenção, eles se tornam a alegria da casa. Além disso, todos são imunizados, pois são vacinados assim que chegam”, diz. “Quando as pessoas vêm adotar os animais, elas são orientadas sobre cuidados veterinários e sobre as características específicas de cada um.

Elas assinam o termo de adoção e se responsabilizam pelo bicho”, explica a coordenadora. Quem quiser adotar os animais, basta comparecer ao local munido de identidade e do compromisso de cuidar bem dos bichos

Fonte: JCNet

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>