• Home
  • Peixes-boi reintegrados à natureza são monitorados no AM

Peixes-boi reintegrados à natureza são monitorados no AM

0 comments

Dois peixes-boi estão sendo monitorados por pesquisadores nas águas do Rio Cueiras, afluente do Rio Negro, em Manaus. Eles foram soltos em uma área indígena, onde os moradores não permitem a caça da espécie.

Os peixes-boi chegaram filhotes e estão quase adultos. Ficaram mais de dez anos nos tanques do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). No último fim de semana, eles foram reintegrados à natureza. A retirada dos tanques e o transporte até o Porto do Tarumã aconteceu durante a noite.

Na comunidade Nova Esperança, no Rio Cueiras, dezenas de pessoas queriam ver os animais de perto, a maioria crianças e adolescentes. E, em uma área afastada, os animais foram colocados num tanque rede. Eles receberam um cinto e um aparelho de transmissão de dados.

O monitoramento é feito por um sistema de comunicação chamado de raio telemetria. Ele é composto de um cinto transmissor instalado na cauda do peixe-boi, uma antena que retransmite o sinal e um aparelho que capta o som a uma distancia de até três quilômetros em área aberta, sem vegetação.

O Rio Negro não é farto em alimento para o peixe-boi. Mesmo assim, os cientistas acreditam que, no local, os animais terão proteção. Os próprios ribeirinhos não permitem a captura da espécie.

Fonte: Globo

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>