• Home
  • Homem é preso com 40 aves em Jaraguá do Sul

Homem é preso com 40 aves em Jaraguá do Sul

0 comments

A Polícia Civil de Jaraguá do Sul prendeu em flagrante um homem de 49 anos que estaria mantendo em cativeiro pássaros silvestres. A ação policial ocorreu depois de uma denúncia anônima. Na manhã desta terça-feira, os investigadores foram até a casa do denunciado, no bairro Barra do Rio Molha, e encontraram 40 gaiolas com aves de, pelo menos, dez espécies diferentes. Algumas eram raras na região, como o bico-de-pimenta e o cardeal. Também foram localizadas outras dezenas de gaiolas vazias e armadilhas que seriam usadas para capturar os pássaros.

Junto com o suspeito do crime os policiais encontraram uma espingarda calibre 36, uma arma de pressão e três revólveres, sendo que um deles de uso restrito à polícia do Texas nos Estados Unidos. A arma, calibre 357 Magnun, não pode ser usada no Brasil. Conforme os investigadores que atenderam a ocorrência, o homem não possuía autorização para a posse desses armamentos. Além das armas foram encontradas diversas munições.

O delegado Bruno Effori revelou que a pessoa detida vai responder pelo crime ambiental por manter em espécies silvestres em cativeiro, além de posse ilegal de armas. Ele disse que o suspeito capturava os animais há algum tempo, sem precisar o período exato.

O delegado também está investigando se o acusado comerciava os pássaros. O homem preso teria alegado que apenas pegava as aves para guardar em casa. Até o fechamento da edição ele continuava detido na delegacia. As aves não serão colocadas de volta na mata porque estariam acostumadas com o ambiente fechado. Elas deverão ser levadas ou para o Jardim Botânico de Joinville e no zoológico de Pomerode onde serem cuidadas e avaliadas sobre as condições para o retorno à natureza.

PENALIDADES

Pelo crime ambiental, o suspeito deverá ser condenado com uma pena de multa ou prestação de serviços comunitários. Já pela posse ilegal de armas, a pena mínima é de cinco anos.

Fonte: ClicRBS

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>