• Home
  • Filhote de peixe-boi resgatado chega neste sábado à Reserva Amanã

Filhote de peixe-boi resgatado chega neste sábado à Reserva Amanã

0 comments

Um filhote de peixe-boi (Trichechus inunguis) chegará neste sábado (04) à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (AM) para continuar sua reabilitação no criadouro conservacionista do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), o primeiro do País que se localiza em uma unidade de conservação.

Ele parte de barco de Tefé (672 km de Manaus), onde fica a sede do Instituto, acompanhado por veterinários do Instituto Mamirauá. A mesma piscina que servirá para seu transporte será utilizada para seu alojamento temporário na Reserva. “Ele ficará na piscina por tempo suficiente para se recuperar da viagem”, explica a veterinária Juliane Nunes Hallal Cabral, membro do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá e responsável técnica pelo criadouro conservacionista.

Depois de se recuperar da viagem, Benedito será transferido para o criadouro, onde fará companhia a outro peixe-boi, apelidado de Piti Aranapu, que está sob os cuidados do IDSM desde 2007. O objetivo do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos é acompanhar os dois animais em seu deslocamento e readaptação, quando forem devolvidos ao meio natural.

A presença de Piti, e agora de Benedito, na Reserva Amanã colabora para a educação ambiental de adultos e crianças que moram em comunidades próximas ao criadouro, uma vez que o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos, patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, vem realizando várias ações voltadas para a conservação da espécie. Entre as atividades, está a parceria com as escolas das comunidades.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>