• Home
  • Carnaval é o bicho!

Carnaval é o bicho!

0 comments

Esse é o típico caso em que, se a moda pega, vai trazer felicidade para muitos – humanos e animais de todos os tipos. Época de Carnaval, mesmo quem não é muito ligado na folia entra um pouco no clima de animação, nem que seja só para curtir um feriado prolongado.

Há quem goste de dançar em clubes, desfilar na avenida ou só assistir, torcendo do lado de cá da telinha por sua escola do coração. Eu entrei para o time que torce para que os animais sejam poupados desta bestialidade humana de depenar aves e arrancar couro para fazer bonito e afinado.

Imaginem quantos pássaros têm suas penas e plumas arrancadas para que passistas, alegorias e destaques possam fazer bonito na avenida – tudo por uma hora, hora e meia de festa. Depois a fantasia vai para um baú com as antes tão queridas penas dos bichinhos. Dá pena, não dá?

Ano passado uma escola resolveu inovar em São Paulo. Dando exemplo, a Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga mostrou no sambódromo do Anhembi que é possível fazer bonito sem maltratar animais. Com o samba-enredo A Salvação do Planeta é o Bicho!  os integrantes cantaram proteção animal como se deve fazer: protegendo de fato os animais. Não como pessoas que dizem amar os bichinhos sem abrir mão do conforto ou luxo garantido com o maltrato a esses seres.

Para preparar os acessórios, a escola abusou da imaginação e criatividade e utilizou materiais alternativos, artigos reciclados. Uma lição de proteção ambiental!

A boa nova desse ano é que a escola de samba fez escola e inspirou o carnaval em Tibabi, no Paraná que esse ano promete repetir a dose. O tema dos desfiles das escolas da cidade será A Salvação do Planeta é o Bicho!, inspirado na escola paulistana, onde foram obter mais informações. As cinco escolas do Carnaval de Tibagi vão tratar da questão ecológica e do meio ambiente, substituindo adereços de origem animal por produtos alternativos e reciclados. No enredo, temas como circo, rodeios e aquecimento global.

Se a moda pega, o Carnaval vai ser uma verdadeira festa não só para quem dele participa, mas dos que davam o couro, as peles e as penas para que ele fosse realizado.


“Sinto pena de mulheres que continuam comprando casacos de pele, pois nelas faltam dois dos mais importantes requisitos para uma mulher: coração e sensibilidade”

(Jayne Meadows, atriz)

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>